Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Capacitação

Monitores de pragas atualizam seus conhecimentos em treinamento promovido pelo IMAmt

Gerônimo de Souza, responsável pela parte técnica da fazenda Nova Jerusalém (Sementes Petrovina), situada no Chapadão de Guiratinga, a 165 km de Rondonópolis, foi um dos 90 participantes do Treinamento de Monitores de Pragas do Algodoeiro, e disse que a viagem valeu a pena. "Sempre participo dos treinamentos anuais do IMAmt (Instituto Mato-grossense do Algodão). Para a gente que trabalha com algodão e soja, e lida diariamente com doenças, pragas e plantas daninhas resistentes a herbicidas, sempre tem novidade", comenta o técnico, que trabalha há 10 anos monitorando o campo em busca de identificar insetos e outros vetores de problemas que podem trazer danos às lavouras. Gerônimo gosta muito de seu trabalho, cuja realização eficiente minimiza os riscos de prejuízos financeiros aos produtores.

A primeira etapa do Treinamento de Monitores de Pragas do Algodoeiro da safra 2015/16, foi realizada nessa quarta-feira (17 de fevereiro) no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Sul, a cerca de 12 km da cidade de Rondonópolis. Nesta quinta-feira, as palestras aconteceram em Primavera do Leste e amanhã (sexta-feira) será a vez de Campo Verde receber o treinamento. Na próxima semana, a equipe de pesquisadores do IMAmt seguirá para Sorriso (24), Campo Novo do Parecis (25) e Sapezal (26). As inscrições devem ser feitas com os assessores técnicos regionais (ATRs).

Há 10 anos, segundo o pesquisador Rafael Galbieri, esse tipo de treinamento vem sendo realizado, inicialmente focado apenas em insetos-praga. Aos poucos, a proposta foi se ampliando e incorporou outros aspectos ligados à fitossanidade do algodoeiro, visando a reciclagem dos monitores de campo e a sustentabilidade do sistema produtivo hoje adotado no Cerrado mato-grossense. Assim, os palestrantes passaram a abordar doenças, nematoides e plantas daninhas, entre outros temas, sempre com a preocupação de tratar de novas questões que surgem no dia a dia das fazendas dos associados da Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão). O público do treinamento, realizado com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), também foi ampliado, passando a incluir gerentes de fazendas, produtores e estudantes, além dos monitores técnicos de campo.

No treinamento deste ano, o fitopatologista Galbieri apresentou ferramentas para manejo de nematoides em áreas infestadas e enfatizou o que pode ser feito para controle efetivo da mancha de Corynespora, doença também conhecida como mancha-alvo e que é um problema típico do sistema soja-algodão, em que os agricultores se dedicam ao plantio sucessivo das duas culturas, como primeira e segunda safra.

Após a breve abertura feita pelo ATR Edenílson Souza, o pesquisador Edson R. de Andrade Junior fez uma apresentação cujo foco principal foram as principais plantas daninhas presentes nas áreas de cultivo do algodoeiro, ressaltando a importância da sua identificação correta e do monitoramento constante. Ele falou sobre plantas daninhas resistentes a herbicidas e destacou a espécie Amaranthus palmeri, identificada pelo pesquisador do IMAmt e outros dois pesquisadores (Anderson Cavenaghi do do Univag e Sebastião Carneiro Guimarães da UFMT) pela primeira vez em Mato Grosso, em 2015, em áreas normalmente cultivadas com rotação das culturas de algodão, soja e milho. Andrade Junior também abordou a importância de fazer uma destruição de soqueira eficiente ao final da safra de algodão para reduzir a pressão de pragas e patógenos na safra subsequente.

No período da tarde, os entomologistas Eduardo Barros e Jacob Crosariol Netto falaram sobre identificação e monitoramento dos principais insetos-praga presentes nas lavouras, entre sugadores e mastigadores, como lagartas, trips, pulgões, percevejos, mosca-branca e bicudo, considerado a maior praga do algodoeiro. "Sem dúvida, o que mais preocupa nas lavouras é o bicudo", confirma Heverton Bueno Morais, que trabalhava como monitor na região de Campo Verde (Núcleo Regional Centro) e agora se transferiu para Rondonópolis. O pesquisador Eduardo Barros detalhou o projeto "Controle Efetivo do Bicudo", sob sua coordenação.

Confira aqui a agenda dos próximos treinamentos:

Dia 19/02 - Campo Verde

Local -Auditório do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Centro – BR-070 km 360, sentido Campo Verde- Primavera do Leste + 15 Km. Inscrições com Renato Tachinardi.

Dia 24 - Sorriso

Local - Auditório do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Norte, Km 726 da BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Sorriso. Inscrições com Félix Kmiecik.

Dia 25 - Campo Novo do Parecis

Local – Oásis –Av Brasil, 372 (ao lado da lotérica). Inscrições com Emílio Araújo Pereira.

Dia 26 - Sapezal

Local - Auditório da Câmara Municipal de Vereadores. Inscrições com Emílio Araújo Pereira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet