Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

39,4% colhido

Mato Grosso tem leve recuo na produtividade da soja; chuvas podem atrapalhar colheita

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Chuvas podem atrapalhar nesta semana o rendimento dos trabalhos nas lavouras de soja em Mato Grosso

Chuvas podem atrapalhar nesta semana o rendimento dos trabalhos nas lavouras de soja em Mato Grosso

A produtividade de soja apresentou um leve recuo na variação semana caindo de 52,59 sacas por hectare para 52,42. Apesar dos 0,17 pontos percentuais a menos, o resultado é 0,12 pontos percentuais superior as 52,30 sacas verificadas nesta época durante a colheita do ciclo passado. Na última semana, os trabalhos nas lavouras de soja mato-grossenses atingiram 39,4% dos 9,20 milhões de hectares semeados. Apesar do avanço de 13,7 pontos percentuais em relação à semana anterior, os trabalhos nesta reta final de fevereiro podem ser atrapalhados pelas chuvas.

Apesar dos problemas provocados pela falta de chuva na semeadura, a colheita da safra 2015/2016 está 4,8 pontos percentuais à frente dos 34,6% constatados na penúltima semana de fevereiro do ano passado com o ciclo 2014/2015. A revelação é do 7º Acompanhamento de Colheita por Região do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado na última sexta-feira, 19 de fevereiro.

Leia mais:
Situação de emergência é decretada em Sorriso nas áreas afetadas pela estiagem

A região Oeste é a mais avançada com os trabalhos, tendo atingido 50,6% dos 1,08 milhão de hectares plantados. O Médio-Norte segue logo depois com 45,6% de 3,14 milhões de hectares. A região Nordeste é a mais atrasada com 18,3% apenas.

Em termos de produtividade ponderada, o Oeste lidera, também, com 56,37 sacas por hectare, seguido do Sudeste com 54,13 sacas e do Noroeste com 53,18 sacas.

O Médio-Norte é o que menor produtividade ponderada (média) está apresentando, segundo o Imea. Na semana passada a região apresentou 50,18 sacas por hectares, abaixo inclusive do Nordeste mato-grossense que registra 50,39 sacas em média por hectare.

Chuva

Os trabalhos de colheita na soja poderão ser prejudicados nesta semana em decorrência as chuvas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de chuvas intensas em Mato Grosso. A máxima durante a semana deverá ficar entre 36ºC e 37ºC, destaca o Inmet no estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet