Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política

em brasília

Taques busca retomada do programa de investimento BID Pantanal

Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

Taques busca retomada do programa de investimento BID Pantanal
A retomada do programa de investimento BID Pantanal é um dos pontos a serem tratados pelo governador Pedro Taques nesta semana durante a sua passagem por Brasília (DF). Uma reunião com o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil (BID) foi solicitada pelo governador de Mato Grosso. O convênio foi iniciado durante o governo Dante de Oliveira no valor de R$ 400 milhões para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com participação dos dois Estados, além da União e agências de financiamento do Japão.

Durante sua passagem pelo Fórum Global para Inovações na Agricultura (GFIA), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, Pedro Taques, voltou a conversar com a retomada do projeto BID Pantanal com o Instituto Pro-Natura, que se encontra paralisado desde 2003.

Leia mais:
Taques busca consolidar investimentos com Fundação Clinton e Instituto Pro-Natura

Taques se reuniu o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil (BID) nesta segunda-feira, 29 de fevereiro. O encontro contou com a participação do deputado estadual Eduardo Botelho, vice-presidente da Assembleia Legislativa e do deputado federal Fábio Garcia.

As potencialidades econômicas e turísticas de Mato Grosso foram apresentadas pelo governador, que avaliou como positiva a reunião com o representante do BID. Na oportunidade, Taques solicitou à Hugo Floréz que os consultores do BID, juntamente com equipe técnica do Gabinete de Assuntos Estratégicos, possam estruturar operações de crédito.

“Nós sabemos que existe dificuldade no aval da União, mas há o interesse do BID em nos ajudar neste projeto, na concretização desse desafio do saneamento às margens do Pantanal mato-grossense. Inicialmente nós vamos tratar da recuperação desse crédito, BID Pantanal sem prejudicar outros investimentos na infraestrutura, saneamento, turismo. O componente social e geográfico de Mato Grosso é muito forte”, afirma o chefe do executivo mato-grossense.

O deputado federal Fábio Garcia salienta que a ideia do Governo de Mato Grosso é resgatar o BID Pantanal ou buscar uma nova linha de crédito que apoie os municípios pantaneiros. Garcia frisa, ainda, que após o BID definir seu planejamento, uma nova reunião será realizada para apresentar os projetos que Mato Grosso tem a apresentar. A previsão é que o encontro ocorra dentro de 30 dias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet