Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

de olho no céu

Chuva atrapalha produtividade da soja em Mato Grosso; pode chover neste final de semana

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Chuva atrapalha produtividade da soja em Mato Grosso; pode chover neste final de semana
A chuva que no plantio faltava agora começa a atrapalhar os trabalhos nas lavouras de soja em Mato Grosso, reduzindo ainda mais a produtividade do grão. Pancadas de chuva, com possibilidade de rajadas de vento, são previstas para as regiões centro, leste, norte e nordeste de Mato Grosso neste sábado, 12 de março. A produtividade média de soja registrada nesta semana foi de 51,7 sacas por hectare no estado.

Nesta semana Mato Grosso atingiu 76,6% dos 9,2 milhões de hectares destinados à soja. O percentual significa um avanço semanal de 10,7 pontos percentuais em relação a anterior. Ao se comparar com o ciclo 2014/2015 nesta época constata-se um leve atraso de 3,7 pontos percentuais.

Leia mais:
Produtividade média da soja segue apresentando recuo em Mato Grosso

Segundo relatos de produtores, em alguns municípios as chuvas nos últimos dias têm provocado perdas na produtividade. Alguns relatam que as perdas são "severas".

Entre os dias 3 e 10 de março a produtividade em Mato Grosso recuou de 52,1 sacas por hectare, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), para 51,7 sacas. Somente na região Sudeste o recuo foi de uma saca, ou seja, caiu de 55 sacas em média para 54. Na variação semanal apenas a região Centro-Sul subiu de 51,9 sacas por hectare para 52,5 sacas.

Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a previsão para o final de semana é de chuva em Mato Grosso. Em Cuiabá e Rondonópolis pode chover no domingo, 13 de março, e a máxima não passa dos 35ºC. Já em Sinop a previsão é de chuva para todo o fim de semana com máxima entre 29ºC e 30ºC.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet