Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

Expodireto: Cultivares TMG para áreas de várzea chamam a atenção do produtor

O plantio de soja em áreas de várzea ocupa hoje, no Rio Grande do Sul, cerca de 330 mil hectares em quatro grandes regiões (da Campanha, da Fronteira Oeste, Costa Doce e Região Central), conforme levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA). Os agricultores gaúchos cultivam o grão em sistema de rotação de cultura com o arroz irrigado, em áreas baixas que em períodos de excesso hídrico costumam alagar, como nesta safra. Para atender a demanda de produção de soja em áreas de várzea, a Tropical Melhoramento & Genética (TMG) tem em seu portfólio três cultivares que se adaptam a essa condição, a TMG 7161RR, TMG 7062IPRO e TMG 7363RR.

As três cultivares contam com o benefício da Tecnologia Inox®, com resistência à ferrugem da soja, e apresentam alto potencial produtivo. A TMG 7161RR é a principal cultivar com essas características, pois apresenta excelente desempenho em solos encharcados, além de resistência à Fitóftora da raça 1 e moderada resistência a Nematoide das galhas. “É uma cultivar com bom potencial produtivo, sistema radicular agressivo, boa tolerância ao stress hídrico e recomendada para solos de média fertilidade”, explica Felipe Carlotto, consultor de Desenvolvido de Mercado da TMG no Rio Grande do Sul.

Lançada na Expodireto em 2015, a TMG 7062IPRO é outra boa opção, melhor adaptada em áreas de várzea drenada. A cultivar faz parte do seleto grupo de apenas cinco cultivares no mundo com a junção da Tecnologia Inox® com a Tecnologia Intacta RR2 PRO™, esta última de resistência às lagartas e ao glifosato. Já a TMG 7363RR se adapta bem em solos com a rotação lavoura-pecuária e também em solos encharcados. O consultor destaca que a cultivar tem grande estabilidade de produção e conta com o benefício da resistência ao Nematoide de cisto da raça 3.

Todas as informações sobre as cultivares para solos encharcados estão disponíveis ao produtor rural que visita a 17ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), que acontece até esta sexta-feira (11). No estande da empresa é possível conferir as áreas demonstrativas das cultivares e esclarecer dúvidas com a equipe de Desenvolvimento de Mercado do Sul do Brasil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet