Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Economia

agronegócio puxou

Setor de serviços sobe 17,5% em Mato Grosso, enquanto no Brasil cai 5%

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Setor de serviços sobe 17,5% em Mato Grosso, enquanto no Brasil cai 5%
Enquanto Mato Grosso apresentou um crescimento de 17,5% no volume de Serviços em janeiro no comparativo com o mês em 2015, o Brasil caiu 5%. O Estado foi o que maior aumento apresentou, seguido do Distrito Federal (13,3%) e Roraima (11,2%). O agronegócio é uma das explicações para o resultado em Mato Grosso.

Mato Grosso, Distrito Federal e Roraima foram os únicos Estados a apresentarem desempenho positivo acima de 10%. Os números são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia mais:
Tributo em ovo de páscoa chega a 38,53% do preço; vinho supera 54%

A pesquisa mostra que Rondônia apresentou leve alta de 1,4% e o Ceará de 0,4%. Já Alagoas cresceu 6,3% e o Mato Grosso do Sul 3,8%. Os demais Estados apresentaram retração, sendo o Amapá com a maior queda de 19,1%.

Em Mato Grosso, conforme a economista Luceni Grassi, o desenvolvimento do agronegócio e o setor público são os impulsionadores do Setor de Serviços.

Brasil

De acordo com o IBGE, o segmento de "serviços prestados às famílias" caiu 4,1% em janeiro no comparativo com 2015, o setor de "serviços profissionais, administrativos e complementares" caiu 9,1%.

No setor de "transportes, serviços auxiliares do transporte e correios" a retração foi de 5,8%, sendo "transporte terrestre" com decréscimo de 12,1%. Em contrapartida, "transporte aquaviário" subiu 6,5% e "transporte aéreo" cresceu 24,7%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet