Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Indústria

RECORDE

Consumo interno aquecido eleva esmagamento de soja em quase 60% em Mato Grosso

Foto: Abiove

Consumo interno aquecido eleva esmagamento de soja em quase 60% em Mato Grosso
A demanda aquecida no mercado interno elevou em 58,20% o volume de soja esmagada em fevereiro no comparativo com janeiro. Tradicionalmente o processamento do grão em fevereiro é considerado forte, entretanto em 2016 a melhoria da margem bruta das esmagadoras auxiliou para o resultado. O desempenho é considerado recorde.

Mato Grosso em fevereiro esmagou 800,1 mil toneladas de soja contra 505,7 mil toneladas de janeiro deste ano e as 744,6 mil toneladas de fevereiro de 2015.

Leia mais:
Soja deve puxar recorde de R$ 71 bi na receita da porteira para dentro em Mato Grosso

O volume, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), é o maior esmagado no mês de fevereiro da série histórica da entidade acompanhada desde 2008.

"O forte processamento do grão a partir de fevereiro é tradicional em MT, mas em 2016 essa intensificação teve um toque especial: a melhoria na margem bruta das esmagadoras, que em fevereiro registrou média de R$ 352/t, indicando uma alta de 26% ante a fev/15, quando neste mesmo mês o Estado esmagou 25%", comenta o Imea em seu Boletim Semanal da Soja.

O Instituto destaca, ainda, que apesar da melhoria, os custos operacionais das indústrias também cresceram em 2016.

Março

Ao contrário de fevereiro, março não está apresentando ser um mês 'tão' positivo, "com queda mais intensa no preço do óleo e do farelo de soja ante o grão, mesmo assim, a margem bruta em melhor patamar que em 2015 apontam para possibilidade de bons volumes esmagados nos próximos meses".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet