Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

SORRISO TAMBÉM

Com produtividade de 15 sc/ha, Ipiranga do Norte tem situação de emergência decretada

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

O decreto de situação de emergência em Ipiranga do Norte e Sorriso tem vigência de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90

O decreto de situação de emergência em Ipiranga do Norte e Sorriso tem vigência de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90

Com registros de produtividade de 15 sacas por hectare em algumas propriedades quando a média é de 55 a 60 sacas, o município de Ipiranga do Norte entrou em situação de emergência na última semana. A baixa produtividade em municípios de Mato Grosso, principalmente da região Médio-Norte e do Araguaia, é decorrente ao stress hídrico sofrido pelas lavouras durante o plantio entre outubro e dezembro.

Além de Ipiranga do Norte, Sorriso como o Agro Olhar já comentou também encontra-se em situação de emergência econômica diante a baixa produtividade.

Leia mais:
Situação de emergência é decretada em Sorriso nas áreas afetadas pela estiagem

O decreto em Ipiranga do Norte foi homologado no último dia 18 de março e possui vigência de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte, Valcir Batista, é a primeira vez que uma estiagem se prolonga e causa tais prejuízos aos produtores.

Batista revela que em média são colhidas no município entre 55 e 60 sacas de soja, contudo registrou-se caso de 15 sacas por hectare em algumas propriedades.

Caso semelhante ocorre em Sorriso, que teve seu decreto homologado em 16 de março, também com 90 dias de vigência podendo ser prorrogado por mais 90. No principal município produtor de soja de Mato Grosso 28 sacas por hectare chegou-se a registra, de acordo com o presidente do Sindicato Rural, Laércio Lenz.

"Pelo menos 50 produtores estão com problemas gravíssimos de produtividade por conta da falta de chuva na janela do plantio e excesso na hora da colheita", relata Lenz.

O Decreto de Situação de Emergência, como o Agro Olhar já destacou, pode garantir reparações legais aos produtores rurais quanto ao cumprimento de seus compromissos com compradores e bancos financiadores, por exemplo, pois trata-se de um prejuízo provocado por questões climáticas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet