Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

Quinta edição do Fórum sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono mostrará aos suinocultores de Mato Grosso os benefícios do tratamento de dejetos

O estado do Mato Grosso está entre os cinco maiores do País em produção de carne suína. Uma das alternativas de rentabilidade e sustentabilidade é trabalhar com os dejetos dos animais, que possibilita benefícios, como gerar energia oriunda do biogás produzido nas propriedades. Meios economicamente viáveis para o tratamento de dejetos na suinocultura serão apresentados no Fórum sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, que se realizará às 14 horas do dia 1º de abril durante o Show Safra BR 163, no município de Lucas do Rio Verde.

O evento é uma ação do projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com apoio da Embrapa Suínos e Aves, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). O objetivo do fórum é sensibilizar os atores da cadeia de produção de carne suína para o uso de tecnologias que reduzam a emissão de carbono e propiciem maior sustentabilidade às atividades, além de divulgar e promover os benefícios da produção com baixa emissão de carbono aos produtores e consumidores, tornando assim a carne suína um modelo a ser seguido por outras cadeias de produção de proteína animal.

"Os Fóruns são uma oportunidade ímpar para que as informações levantadas ao longo do projeto possam ser divulgadas, notadamente informações sobre tecnologias, modelos e sistemas para o desenvolvimento de uma suinocultura de baixa emissão de carbono, de modo a contribuir com a meta global do Plano Setorial de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas na Agricultura, Plano ABC”, destaca o consultor do Ministério da Agricultura, Fabrício Leitão.

Entre os palestrantes estão o Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Sidney Medeiros, que fará uma contextualização do projeto, e os consultores do MAPA Cleandro Pazinato Dias e Fabiano Coser, os quais apresentarão os resultados do projeto, dentre eles o levantamento de tecnologias de produção mais limpa e os estudos de viabilidade econômica do tratamento de dejetos. Por fim, o representante do Banco do Brasil, Douglas Conche, fará uma apresentação sobre as oportunidades de financiamento e linhas de crédito para tecnologias de baixa emissão de carbono na suinocultura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet