Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

PARCERIA

China adere ao programa Soja Plus desenvolvido em Mato Grosso

Foto: Ascom Aprosoja-MT

A formalização da parceria significa o reconhecimento por parte do governo da China de que a soja mato-grossense é sustentável.

A formalização da parceria significa o reconhecimento por parte do governo da China de que a soja mato-grossense é sustentável.

China Soybean Industry Association (CSIA), ligada ao governo chinês, aderiu ao programa Soja Plus desenvolvido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). A parceria foi firmada na última sexta-feira, 08 de abril. A China é a principal cliente da soja em grão de Mato Grosso. Entre janeiro e fevereiro 371,8 mil toneladas de soja produzida no Estado tiveram o país asiático como seu principal destino.

A CSIA, ligada ao Ministério da Agricultura da China, possui 700 associados entre produtores rurais, processadores e traders. A formalização da parceria de cooperação e promoção do Soja Plus entre as três entidades foi assinada pelo presidente da Aprosoja-MT, Endrigo Dalcin, pelo secretário-geral da Abiove, Fábio Trigueirinho, e pelo vice-presidente executivo da CSIA, Denggao Liu.

Leia mais:
Mato Grosso já capacitou mais de 1,3 mil pessoas no Soja Plus

A formalização da parceria, de acordo com a Aprosoja, significa o reconhecimento por parte do governo da China de que a soja mato-grossense é sustentável.

A Aprosoja destaca que a partir de agora as três entidades irão trabalhar no desenvolvimento de um "sistema justo de incentivos" que visam apoiar agricultores em processo de transição para uma produção mais sustentável de soja.

“É um momento histórico para Mato Grosso. Graças ao trabalho árduo que fazemos cotidianamente em campo, com nossos consultores, técnicos e supervisores de projetos, conseguimos o reconhecimento de que o agricultor mato-grossense está na vanguarda pela sustentabilidade da soja. Nem nossos colegas norte-americanos e argentinos atingiram essa honra ainda”, salientou o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin.

Conforme a Abiove, a preocupação da China é assegurar que a produção de soja em Mato Grosso seja cada vez mais sustentável. A China Soybean Industry Association reconhece o caráter inovador do programa Soja Plus e que o mesmo contribui para melhorar a gestão das propriedades rurais.

“Está na agenda buscar apoio financeiro de fundos internacionais e de empresas chinesas para expandirmos e fortalecermos o programa”, destaca o secretário-geral da Abiove, Fábio Trigueirinho, ao sinalizar que a parceria com a China é apenas o primeiro passo para a valorização efetiva do programa por parte do país asiático.

Soja Plus

O Soja Plus foi lançado em 2009 para orientar os produtores rurais de Mato Grosso à aprimorar a gestão de suas propriedades. Hoje, o programa está presente também no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet