Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

parecis superagro

Agronegócio é o caminho para Mato Grosso enfrentar a crise, afirma Taques ao receber demandas em feira

Foto: Maria Anffe/Gcom-MT

O painel na Parecis SuperAgro contou com a mediação do jornalista Heraldo Pereira

O painel na Parecis SuperAgro contou com a mediação do jornalista Heraldo Pereira

O agronegócio foi apontado mais uma vez como o caminho para Mato Grosso enfrentar a situação econômica pela qual o Brasil passa. Desta vez a colocação reforçada pelo governador Pedro Taques durante o painel "Novos caminhos para Mato Grosso", realizado na manhã desta terça-feira, 12 de abril, na Parecis SuperAgro. O painel contou com a mediação do jornalista Heraldo Pereira (Rede Globo).

Durante o painel inúmeras demandas foram entregues pelo setor produtivo ao governador Pedro Taques. A maioria delas eram relacionadas à logística e infraestrutura de escoamento da produção agropecuária mato-grossense.

Taques destacou que muitas das demandas apresentadas pelos produtores ele já tinha conhecimento e vinha dando encaminhamento para que os "problemas" fossem sanados.

Leia mais:
"O Governo Federal não pode atrapalhar quem quer produzir", dispara Bolsonaro na Parecis SuperAgro

O painel político "Novos caminhos para Mato Grosso" foi realizado no Parque de Exposição Odenir Ortolan, em Campo Novo dos Parecis, integrando a programação da Parecis SuperAgro, uma das maiores feiras do agronegócio do Estado.

Além do governador Pedro Taques, participaram do painel, mediado por Heraldo Pereira, o vice-governador Carlos Fávaro, o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, os senadores Blairo Maggi e José Medeiros, e o deputado federal Adilton Sachetti.

Taques na ocasião destacou ser a quinta vez que participa da Parecis SuperAgro e que a feira tem o diferencial de trazer novas tecnologias e ser "um canal de troca de informações e novidades entre os produtores".

A escolha do tema "Novos caminhos para Mato Grosso" na visão do vice-governador Carlos Fávaro foi fundamental para o painel, pois "No aspecto mais amplo, temos a sustentabilidade econômica e social, mas é fundamental aqui debatermos especificamente a sustentabilidade ambiental". Na ocasião, Fávaro, que além da vice-governadoria acumula a pasta da Secretaria de Meio Ambiente, garantiu que a partir de maio todos os processos que hoje tramitam na Sema serão analisados em um prazo de 60 dias no máximo. Ele ainda ressaltou que a pasta será rigorosa quanto ao desmatamento ilegal.

Sem isolamento

Um dos debatedores do painel na Parecis SuperAgro, o senador Blairo Maggi afirmou que "Mato Grosso não está isolado" no que diz respeito a crise econômico. "Há dificuldades em fazer o que efetivamente é desejado e foi programado. Estamos em momento político conturbado também. Diante disso, espero que as discussões nos levem a um caminho melhor que nos mostre uma possibilidade de atravessar toda essa crise".

Conforme a presidente do Sindicato Rural de Campo Novo dos Parecis, Giovana Velke, o momento é de se encontrar soluções diante "tantos problemas". "Nada mais justo que colocarmos nossos políticos juntos trabalhando pelo crescimento do nosso Estado. Especialmente pela importância nacional que nossa produção representa".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet