Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Logística

NO MARECHAL RONDON

Voos internacionais em Mato Grosso estão garantidos para a FIT, afirma Receita Federal

Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

O

O "ato declaratório temporário de alfandegamento", segundo Oleskovicz, liberará a entrada de um voo fretado da Amaszonas, vindo de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), na manhã do dia 20 de abril

Um ato declaratório temporário de alfandegamento deverá ser públicado na próxima semana no Diário Oficial da União afirmando que o Aeroporto Marechal Rondon está apto para receber voos internacionais durante a Feira Internacional do Turismo (FIT) do Pantanal. O evento em Cuiabá ocorrerá entre os dias 20 e 24 de abril no Centro de Eventos do Pantanal.

Uma vistoria às obras de internacionalização do piso inferior do aeroporto foi realizada pelo superintendente da Receita Federal no Centro-Oeste, José Oleskovicz, nesta quinta-feira, 14 de abril. Na ocasião ele confirmou que o novo terminal, voltado para embarque e desembarque de voos internacionais, atende a legislação alfandegária.

Leia mais:
Cuiabá terá voo internacional na abertura da Feira Internacional do Turismo

O "ato declaratório temporário de alfandegamento", segundo Oleskovicz, liberará a entrada de um voo fretado da Amaszonas, vindo de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), na manhã do dia 20 de abril. O voo trará autoridades e empresários bolivianos que participarão da FIT Pantanal. O avião retornará, conforme o Governo de Mato Grosso, 30 minutos após o desembarque, em Várzea Grande, para a Bolívia e os passageiros retornarão aos seu país de origem de carro.

Além do voo proveniente da Bolívia, o ato declaratório irá liberar no dia 22 de abril a saída de um voo privado para a província de Chaco, na Argentina, que levará turistas argentinos que estarão em Mato Grosso participando da FIT.

A FIT Pantanal, como o Agro Olhar comentou recentemente, terá aproximadamente 200 expositores de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, além da Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile e Peru. A China também estará presente na feira.

Vistoria

A vistoria no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, foi realizada pelo secretário do Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR), Eduardo Moura, pelo secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, pelo superintendente da Receita Federal no Centro-Oeste, José Oleskovicz, e pela delegada regional da Receita Federal em Mato Grosso, Marcela Rizzi.

Na ocasião foram conhecidos o espaço onde estarão situados o detector de metais e a esteira de raio-x, e ainda as salas da Polícia Federal, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Receita Federal, e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A delegada regional da Receita Federal, Marcela Rizzi, destacou que a visita in loco no aeroporto serviu para ver que o local possui a infraestrutura necessária para receber os voos internacionais e que "por isso daremos autorizações excepcionais, que serão validas para os dois voos envolvendo a Bolívia e a Argentina”.

Alfandegamento definitivo

Para obter o alfandegamento definitivo, ou seja, que permite a realização de voos internacionais com frequência é preciso um novo processo, cuja previsão é terminar em maio juntamente com a finalização completa da obra que envolve ainda o piso superior.

De acordo com o secretário do Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR), Eduardo Moura, o ato provisório alfandegário é apenas o início da internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon. Ele salienta que mercado e estrutura para atender a demanda já sabe-se que Mato Grosso possui. “O que precisamos daqui pra frente é atrair investimentos e assim fazer com que tenhamos aqui rotas aéreas para países próximos como Bolívia, Paraguai, Chile e Argentina”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet