Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política

DURANTE A FIT

Oito países participam de encontro do Zicosur em Cuiabá nesta semana

Foto: José Medeiros/GCom-MT

Somente a Bolívia virá com uma comitiva de 40 pessoas para a Zicosur

Somente a Bolívia virá com uma comitiva de 40 pessoas para a Zicosur

Oito países se reúnem em Mato Grosso nos dias 20 e 21 de abril para o encontro da Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur). A reunião ocorre em Cuiabá durante a Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT) 2016 e contará com a presença de vários setores econômicos do Brasil e exterior.

Cerca de 120 pessoas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, China e México estão presentes do encontro da Zicosur. Somente da Bolívia, 40 pessoas, entre prefeitos das províncias, governantes dos nove departamentos bolivianos, senadores e vereadores, confirmaram presença.

Leia mais:
Voos internacionais em Mato Grosso estão garantidos para a FIT, afirma Receita Federal

O encontro do Zicosur será realizado no Centro de Eventos do Pantanal nos dias 20 e 21, paralelamente a Feira Internacional do Turismo do Pantanal 2016.

Na pauta do evento estão ações conjuntas sobre infraestrutura, turismo, cultura, segurança, saúde, entre outros. O corpo diplomático dos seis países formarão comissões temáticas, em que serão discutidas medidas conjuntas em grupos de trabalho.

Na ocasião, os integrantes da Zicosur deverão retomar as discussões para criar uma nova forma de escoamento da produção de Mato Grosso pelo Oceano Pacífico, ou seja, a Ferrovia Bioceânica, que tem como objetivo de cruzar o País saindo do Porto Açu (RJ), passando por Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre e chegando ao Oceano Pacífico pelo Peru.

China

Principal cliente de Mato Grosso, em especial da soja em grãos, a China deverá contar com 26 representantes, entre eles os cônsules chineses designados para os estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet