Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política

Em cuiabá

Zicosur tem missão de integrar o Centro Oeste Sul-Americano e criar polo comercial; veja fotos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Zicosur reúne 120 pessoas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru. México e China também estão com representantes

Zicosur reúne 120 pessoas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru. México e China também estão com representantes

A integração entre os países do Centro Oeste Sul-Americano é o principal intuito encontro da Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur), que ocorre em Cuiabá, paralelamente a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT). Conforme o presidente do Zicosur, Valentín Volta Valencia, é preciso constituir um polo comercial dessa região e transformá-la em uma das maiores potencialidades.

Cerca de 120 pessoas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru estão presentes em Cuiabá para o encontro da Zicosur, além de representantes da China e do México. O encontro do Zicosur será realizado no Centro de Eventos do Pantanal nos dias 20 e 21, paralelamente a Feira Internacional do Turismo do Pantanal 2016.

Leia mais:
Oito países participam de encontro do Zicosur em Cuiabá nesta semana

Na pauta do evento estão ações conjuntas sobre infraestrutura, turismo, cultura, segurança, saúde, entre outros. O corpo diplomático dos seis países formarão comissões temáticas, em que serão discutidas medidas conjuntas em grupos de trabalho.

Na ocasião, os integrantes da Zicosur estão sendo retomadas as discussões para criar uma nova forma de escoamento da produção de Mato Grosso pelo Oceano Pacífico, ou seja, a Ferrovia Bioceânica, que tem como objetivo de cruzar o País saindo do Porto Açu (RJ), passando por Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre e chegando ao Oceano Pacífico pelo Peru.

Outro assunto a ser discutido, na área no turismo, é a elaboração de um mapa de atrativos turísticos dos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina que participam do Zicosur e de um portal que permita a divulgação e a venda de pcotes turísticos presentes no mapa.

“O que estamos discutindo aqui é a ligação dos países latino-americanos. Estamos tratando de meio ambiente, de obras. Estamos estreitando laços e ao mesmo tempo debatemos o potencial turístico de Mato Grosso, do Brasil e dos países vizinhos aqui na FIT”, destacou o governador de Mato Grosso, Pedro Taques.

Conforme o presidente do Zicosur e intendente de la Región de Antofagasta no Chile, Valentín Volta Valencia, o que se está fazendo em Cuiabá e uma “integração Centro Oeste Sul-Americano, trocando informações, experiências, o social humano”. Ele destacou na manhã desta quarta-feira, 20, durante solenidade de abertura da Zicosur que é preciso construir um polo comercial e econômico dessa região.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet