Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política

ATENDENDO PEDIDOS

Taques sanciona lei que cria Conselho Estadual do Turismo de Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Taques sanciona lei que cria Conselho Estadual do Turismo de Mato Grosso
O Governo de Mato Grosso sancionou a lei que cria o Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Cedtur). O conselho era um anseio antigo do trade turístico do Estado, que pleiteava participação nas decisões sobre ações e políticas voltadas para fomentar a atividade.

A sanção da lei que cria o Cedtur foi realizada na quinta-feira, 21 de abril, pego governador Pedro Taques durante a Feira Internacional de Turismo do Pantanal. O conselho terá atribuições consultivas e deliberativas.

O trade turístico de Mato Grosso há muito pleiteava esse formato participativo com o Governo de Mato Grosso para as tomadas de decisões quanto a ações e políticas voltadas para fomentar a atividade. Anteriormente o setor participava do fórum apenas com contribuição de sugestões.

Leia mais:
Turismo ganha linha de crédito específica em Mato Grosso

“O Conselho vai funcionar como uma democracia participativa e dialógica, junto às outras instituições, para que possamos melhorar as condições turísticas de Mato Grosso”, afirmou o governador Pedro Taques ao sancionar a lei.

A criação do conselho, bem como do programa Voe MT, contou com aprovação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

“Estamos trabalhando para que o turismo seja um dos pilares do desenvolvimento econômico. Para isso temos atuado fortemente na infraestrutura em municípios turísticos, na qualificação, na divulgação e promoção e no levantamento de dados e números para que possamos traçar políticas públicas”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), Seneri Paludo.

Conforme a Sedec, o Cedtur terá como atribuições deliberar sobre as prioridades de aplicações dos recursos do Fundo Estadual do Turismo (Funtur), compor comissões, câmaras setoriais ou temáticas para tratar de assuntos de interesse da política de turismo e estimular a formação e o desenvolvimento sustentável de empresas turísticas.

O conselho terá, ainda, a missão de estudar, acompanhar e propor sobre o planejamento, as políticas públicas, diretrizes e estratégias, ações e projetos de desenvolvimento do turismo, observando a sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural.

O Cedtur será composto por membros de instituições públicas e privadas e presidido pelo titular da Sedec.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet