Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política

CARAVANA DA INTEGRAÇÃO

Mato Grosso 'conversará' com União para viabilizar relação comercial com países andinos

Foto: José Medeiros/GCom-MT

Mato Grosso 'conversará' com União para viabilizar relação comercial com países andinos
O Governo de Mato Grosso irá 'conversar' com a União para que acordos que visem à relação comercial entre o Brasil e países andinos sejam viabilizados. A oportunidade de acordos comerciais é considerada uma excelente porta para a integração regional e possibilidade de escoamento da produção de Mato Grosso pelos portos do Chile, no Oceano Atlântico.

A saída da produção agropecuária, principalmente, de Mato Grosso por meio dos portos chilenos é considerada uma opção a mais de escoamento para o Estado.

Compondo a Caranava da Integração, promovida pelo Governo de Mato Grosso, representantes do setor produtivo do Estado avaliam não só novas possibilidades de escoamento, como também abertura de mercados.

A Caravana da Integração partiu de Cuiabá na última sexta-feira, 22 de abril, e chegou ao Chile nesta terça-feira, 26. A comitiva passou pela Bolívia e pelo Peru.

Leia mais:
Setor produtivo de Mato Grosso busca novas alternativas de escoamento pelo Pacífico

O diretor executivo do Movimento Pró-Logística, ligado a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Edeon Vaz, destaca que o "objetivo principal não é escoar pelo pacífico. E sim a integração regional". Segundo ele, por meio dessa integração será possível comercializar produtos de Mato Grosso na Bolívia, Peru e Chile que possui dificuldade de produção.

Edeon Vaz, que encontra-se na Caravana da Integração, destaca ainda que os produtores de Mato Grosso, por meio do porto de Miritituba (PA), já contam com uma rota competitiva para o Oceano Atlântico.

Além da Aprosoja-MT, a Caravana da Integração conta com a participação de representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). O presidente da Famato, Rui Prado, salienta que há interesse pela rota do Pacífico para escoar, porém a mesma precisa ser trabalhada. Prado pontua ser necessário, para torná-la viávl, investimentos em pavimentação, por exemplo.

O presidente da Ampa, Gustavo Piccoli, avalia que a logística de transporte por containers é um dos pontos chaves para o escoamento mato-grossense, em especial de algodão para a Ásia via porto de Iquique, no Chile.

No caso da carne bovina, o diretor da Acrimat, Amarildo Merotti, ressalta que o Chile é um dos principais parceiros na importação de carne bovina. Ele destaca que "nós temos certeza que vai ser muito rentável para o produtor brasileiro trazer a nossa carne pra cá".

Segundo o vice-governador Carlos Fávaro, o Governo de Mato Grosso irá trabalhar junto a União para que tais relações internacionais virem realidade.

A expedição de Mato Grosso que percorre Bolívia, Chile e Peru, conforme destacou o governador Pedro Taques, durante abertura da Feira Internacional de Turismo do Pantanal e do encontro da Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur) na última semana, tem como intuito discutir problemas conjuntos, como é o caso da segurança, alternativas de crescimento e uma nova saída para a produção agropecuária pelo Oceano Pacífico.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet