Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

Vazio sanitário começa dia 15

Colheita de soja termina no dia 20 de maio em Mato Grosso

Colheita de soja termina no dia 20 de maio em Mato Grosso
Na próxima sexta-feira, dia 20 de maio, termina o período de colheita da safra 2015/2016 de soja em Mato Grosso. A medida consta da Portaria Conjunta nº 050/2015 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), publicada no Diário Oficial em dezembro do ano passado.

Leia Mais:
Média em Mato Grosso chega a 46,72 sc/ha de soja; setor crê em quebra de safra

Inicialmente, pela Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea nº 002/2015, a colheita deveria ocorrer até 5 de maio, porém em decorrência da instabilidade climática de setembro a dezembro de 2015, por influência do fenômeno El Niño, que provocou a falta ou a incidência irregular de chuva em algumas regiões de Mato Grosso, o Governo do Estado prorrogou, excepcionalmente, o período de colheita para o dia 20 de maio.

O produtor rural também precisa ficar atento ao período do vazio sanitário, de 15 de junho a 15 de setembro, que visa a segurança fitossanitária, prevenção e controle da ferrugem asiática da soja em Mato Grosso. Durante o vazio sanitário não é permitida a existência de plantas vivas de soja, seja cultivadas ou “guaxas”. Inclusive, de plantas vivas de soja ao redor dos armazéns e à beira das estradas e ferrovias dentro da área de domínio do produtor.

O fungo Phakopsora pachyrhizi ataca a planta de soja causando a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos e, consequentemente, redução da produtividade e prejuízos econômicos.

A multa para quem descumprir o período do vazio sanitário é de 30 Unidade Padrão Fiscal (UPF-MT), mais dois UPFs por hectare de planta não eliminada. Consulte o valor da UPF na página da Secretaria de Fazenda (Sefaz).

O descumprimento do vazio sanitário da soja pode ser denunciado à Ouvidoria do Indea, pelo 0800 647 9990. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet