Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

IV Conac

Pesquisadores nacionais e internacionais debaterão sobre o feijão-caupi em Sorriso

Foto: Eugênia Ribeiro

Pesquisadores nacionais e internacionais debaterão sobre o feijão-caupi em Sorriso
O feijão-caupi será debatido em Sorriso, entre os dias 07 e 10 de junho, por pesquisadores nacionais e internacionais. O encontro tem como intuito estimular a produção da variedade, bem como promover a atualização quanto as principais inovações, mercado, pesquisas e tecnologias. O ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, será um dos palestrantes.

Essa é a primeira vez que o Congresso Nacional do Feijão-caupi é realizado em Mato Grosso. O feijão-caupi é uma das variedades de feijão plantadas no Estado.

Leia mais:
Embrapa lança cultivar de feijão-caupi ideal para semeadura em Mato Grosso

O congresso terá três eixos: científico, técnico e comercial. Na ocasião ocorrerá o lançamento da BRS Imponente, uma variedade da cultivar de feijão-caupi atrativa, em especial para o mercado exterior.

Segundo a organização, o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, falará sobre "O agronegócio o feijão-caupi no Brasil e no mundo" durante a solenidade de abertura do evento. Hoje, Rodrigues é coordenador do Centro de Agronegócio da FGV/EESP e embaixador especial da FAO para as Cooperativas.

Entre os pesquisadores internacionais estão Christian Fatokun e Mohammad Ishiyaku, do Instituto Internacional de Agricultura Tropical da Nigéria (IITA), além de Kwaku Gyebi Duodu, da Universidade de Pretória, na África do Sul.

Lançamento

Ainda durante o IV Conac, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançará a cultivar BRS Imponente, desenvolvida por meio do Programa de Melhoramento Genético do Feijão-caupi, coordenado pela Embrapa Meio-Norte, em Teresina, Piauí.

Tal variedade tem como foco o aumento da produtividade. A cultivar é indicada para semeadura nos estados de Mato Grosso, Pará, Maranhão e Piauí.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet