Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Capacitação

A aventura de plantar será entregue a mil crianças em Mato Grosso

Uma nova aventura está prestes a acontecer com o livro A aventura de plantar. Desta vez o local é Sorriso (MT), onde mil exemplares serão entregues a crianças de escolas públicas de ensino fundamental, como parte de uma ação anual conhecida como "Dia de Cooperar (Dia C)", promovida em todo o Brasil pelas cooperativas. O objetivo da iniciativa é mobilizar o sistema cooperativista para que promova ações de responsabilidade social e voluntárias.

Os exemplares da obra A aventura de plantar foram adquiridos pela Cooperativa Agropecuária e Industrial Celeiro do Norte - Coacen, de Sorriso, que depois de muita procura encontrou na Embrapa a publicação que atendia os propósitos do seu projeto.

"Procurávamos um livro que apresentasse com riqueza de detalhes e de forma divertida e dinâmica a história da agricultura e também que tivesse linguagem de fácil compreensão", diz Dayane Ribeiro, coordenadora do evento da cooperativa.

Sobre o livro – A aventura de plantar narra as lições do garoto Emílio a seus amigos Óvini e Ufo, dois simpáticos ETs que estão visitando o Planeta Terra e fizeram uma parada no Brasil. Eles querem saber como os alimentos e outros produtos são tirados da terra, e o encontro com o garoto é providencial. O menino sabe tudo sobre a agricultura brasileira e lhes dá uma verdadeira aula! Emílio fala com empolgação sobre as culturas, a contribuição dos índios, dos portugueses e dos escravos; sobre os imigrantes e migrantes que fizeram o país avançar na agricultura; assim como sobre os produtos que impulsionaram a economia, a pesquisa agrícola.

Com ilustrações divertidas, o livro é um olhar sobre o Brasil pelo ângulo da agricultura, o que o torna interessante e único, com inúmeras possibilidades de exploração.

Esse interesse foi despertado logo após sua edição, em 1998, em escolas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais e Rondônia que o adotaram em projetos com os estudantes.

Em 2010, o livro foi destinado a estudantes de comunidades Quilombolas; em 2014, o Colégio Marista de Brasília incluiu A aventura de plantar como leitura obrigatória aos alunos de 2° ao 5° ano, dentro da programação da escola pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Dia C – As ações em Sorriso estão programadas para o dia 5 de julho. E para estimular a leitura entre as crianças, a coordenadora Dayane está propondo às escolas participantes trabalhar os conteúdos em projetos, teatros, desenhos, entre outras atividades. "Assim teremos certeza de que o livro será aproveitado e que contribuirá para o aprendizado e a educação das crianças", destaca.

Com roteiro de Lúcia Nóbrega e ilustrado por Moacir Rodrigues, A aventura de plantar é uma coedição da TextoNovo Editora e Embrapa Informação Tecnológica.

O livro custa R$ 18,00 e está disponível para venda na Livraria Embrapa (http://vendasliv.sct.embrapa.br/liv4/consultaProduto.do?metodo=detalhar&codigoProduto=00013830)

Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (61) 3448-4236.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet