Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Emprego

Anunciado em junho

Cerca de 1,2 mil funcionários da BRF em Várzea Grande são afetados com redução em linhas de produção

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Cerca de 1,2 mil funcionários da BRF em Várzea Grande são afetados com redução em linhas de produção
A suspensão de uma parte das linhas de produção da BRF em Várzea Grande afetou cerca de 1,2 mil trabalhadores. A multinacional anunciou no final de junho a paralisação de algumas linhas na unidade, após estudo realizado para adequar o seu volume de produção à atual demanda de mercado, bem como ampliar sinergias. A empresa revela ter "convidado" tais colaboradores a integrar o quadro de outras unidades localizadas em Mato Grosso. Em nota, a BRF revela ter oferecido serviços de consultoria de recursos humanos para os trabalhadores que optaram em não se transferir para outra fábrica.

A redução de linhas de produção na unidade de Várzea Grande ocorre um ano após a multinacional anunciar investimentos de R$ 1,1 bilhão em cinco unidades frigoríficas em Mato Grosso voltadas para a área de aves. Na época do anuncio dos investimentos a BRF destacou que haviam sido aprovados para o Brasil um volume de R$ 1,8 bilhão para investimentos.

A unidade da BRF em Várzea Grande emprega aproximadamente 2,3 mil trabalhadores.

Leia mais:
BRF suspende parte da produção de abate de aves em Várzea Grande

A BRF afirma, por meio de sua assessoria de imprensa, ter realizado um trabalho para evitar as demissões com a realocação dos funcionários em outras linhas de produção e/ou unidades fabris no Estado. De acordo com a BRF, como uma parcela dos trabalhadores não aceitaram a transferência à empresa contratou em Cuiabá uma empresa de consultoria para mapear novas oportunidades de emprego para os mesmos.

Ainda de acordo com a BRF, o Ministério do Trabalho em Mato Grosso foi comunicado sobre os desligamentos. A empresa revela, ainda, contar com o apoio do Serviço Nacional de Emprego do Estado (Sine-MT) para realizar a intermediação do encaminhado de seus colaboradores para novos postos de trabalho.

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). Segundo a pasta, técnicos no Sine estarão na unidade da BRF em Várzea Grande realizando atendimento aos trabalhadores, em específico para os serviços de cadastro e atualização de cadastro no banco de emprego, encaminhamento para vagas disponíveis, além de orientações gerais e habilitação para o seguro desemprego.

A Setas frisa que a ação ocorre nesta terça e quarta-feira, 26 e 27 de julho, no período das 09h às 14h e das 19h às 22h.

Confira nota enviada pela BRF:

- Conforme nota divulgada em 30 de junho, quando anunciou a paralisação parcial da unidade de Várzea Grande, a BRF convidou todos os funcionários envolvidos no processo, cerca de 1.200 colaboradores, a integrar o quadro de outras unidades da empresa.

- Aos funcionários que optaram pela não transferência, a BRF ofereceu o serviço de uma consultoria de recursos humanos que, além de mapear as vagas disponíveis na região, auxiliou os funcionários com dicas para elaboração de currículos.

- Ambos as ações foram devidamente comunicadas ao governo local, especificamente, à Secretaria do Trabalho, que se ofereceu a participar do processo de recolocação coordenado pela empresa. Neste sentido, a Secretaria colocou o Sistema Nacional do Emprego (SINE) à disposição dos colaboradores.



Atualizada às 18h27
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet