Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Clima

Geadas atingem produções de café no Sul de Minas Gerais

27 Jul 2016 - 13:29

Assessoria de Imprensa Climatempo - Linhas Comunicação

As geadas que atingiram as regiões do sul de Minas, especialmente entre os dias 16 e 19 de julho, afetaram as produções de café locais. De acordo com o meteorologista da Climatempo, César Soares, após a passagem de uma frente fria, a entrada de uma massa de ar polar derrubou as temperaturas em todo centro-sul do país, o que causou as geadas generalizadas.

As cidades ao redor de Varginha, como Guaxupé, Três Pontas, Canto de Minas e Cachoeira foram as que enfrentaram mais problemas. Porém, segundo Cláudio Afonso Rosendo, engenheiro agrônomo da Cooperativa Minasul, ainda não há como mensurar o prejuízo. “Mas ele será significativo”, diz.

De acordo com Rosendo, o fenômeno danifica as plantações de café queimando a folha e matando os ramos e botões florais. “Se o fruto ainda não tiver atingido o seu ciclo de maturação, a geada acaba atrapalhando, não deixando ele se desenvolver”, explica.

Segundo o especialista, uma solução para evitar esse tipo de prejuízo é plantar em áreas com altitudes mais elevadas, faixa de 850 a 1250m, com as temperaturas variando entre 19 a 21°C.

Para as próximas semanas, os produtores podem ficar mais tranquilos. Segundo o meteorologista da Climatempo, o ar polar já está se afastando do continente e as temperaturas voltam a subir gradativamente, sem previsão de novas geadas em Minas Gerais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet