Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Logística

Com chineses

Taques busca recursos em Brasília para as ferrovias Fico e Ferronorte

Foto: Fernando Aguiar/Ministério da Casa Civil

Taques busca recursos em Brasília para as ferrovias Fico e Ferronorte
Recursos para investimentos em ferrovias e rodovias em Mato Grosso foram buscados pelo governador Pedro Taques em Brasília (DF), nesta quarta-feira, 10 de agosto, durante reunião com ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o diretor-geral da Agência Nacional dos Transportes Terrestres, Jorge Bastos. O início dos estudos e modelagem da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que parte do trecho da Ferrovia Norte Sul, em Anápolis (GO), chegando a Lucas do Rio Verde (MT), foi um dos focos, uma vez que o projeto faz parte do protocolo de intenções assinado entre Brasil e China no início de 2016.

A reunião contou com a presença de representantes do governo chinês e empresários do país asiático. Uma missão internacional chefiada pelo presidente em exercício Michel Temer está prevista para setembro, onde a construção da ferrovia será discutida.

Leia mais:
Chineses pedem apoio de Mato Grosso para construção da Ferrovia Bioceânica

A China possui recursos na ordem de R$ 15 bilhões para investir no Brasil e o principal foco de aplicação é na área de infraestrutura em Mato Grosso. O Estado é o principal exportador de produtos agropecuários para aquele país, em especial a soja em grão. A contrapartida brasileira prevista é de R$ 5 bilhões.

Na China, conforme o Governo de Mato Grosso, a comitiva do presidente Michel Temer irá conhecer a empresa estatal China Railway Construction Corporation Limited (CRCC). Diretores da empresa estiveram na terça-feira, 09, em Cuiabá, juntamente com a ministra conselheira da embaixada da China no Brasil, Xia Xiaoling. A empresa figura como a maior do mundo em construção de ferrovias com mais de 60 mil quilômetros já executados.

A ideia de cooperação é aprovada pelo presidente Michel Temer, de acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Segundo ele destacou ao governo de Mato Grosso e representantes da China, o presidente pretende formalizar o acordo durante a missão no próximo mês.

Assim como em Cuiabá, a ministra conselheira da Embaixada da China no Brasil, Xia Xiaoling, acompanhou a comitiva em Brasília e ressaltou que a China tem interesse em investir nos 900 quilômetros da Ferrovia Integração Centro-Oeste, visto o Estado ser seu maior exportador.

Ferronorte

Outro ponto discutido na reunião foi a construção de 600 quilômetros da Ferronorte entre Rondonópolis e Sorriso.

O governador Pedro Taques destacou que a combinação das duas ferrovias, Ferronorte e Fico, irá beneficiar o setor produtivo da região Centro-Oeste do Brasil.

“Essas duas malhas ferroviárias são essenciais para o escoamento da safra mato-grossense, que é a maior do País e um dos principais fatores que mantêm a economia nacional. Sendo assim, esperamos contar com o apoio do Governo Federal para melhorar nossa infraestrutura”, declarou Taques.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet