Os dias ensolarados têm ajudado o trabalho nos campos de trigo. A colheita está só começando, cerca de 3% já foi concluída. Este ano, foram cultivados 765 mil hectares, 26% menos que na safra passada.
O clima ajudou. Na região de Maringá, os produtores plantaram mais cedo, por isso, quase metade da área de trigo já está colhida. A produtividade também está bem melhor que a do ano passado.
Na propriedade de Nilson Rodrigues, o produtor está colhendo 47 sacas por hectare. Ele plantou 40 hectares e está terminando a colheita. Vai tirar do campo quase duas mil sacas e está satisfeito com o preço. Esta semana, a saca de 60 quilos de trigo chegou a ser vendida por R$ 32,50 na região.
O trigo da nova safra movimenta as cooperativas e não deve ficar muito tempo armazenado. O produto está em falta no mercado. “Podemos destacar três itens, problemas climáticos com países produtores, melhora no preço do milho, onde o trigo pega carona, e a pouca oferta de trigo no mercado”, explica Anderson Bertolleti, coordenador comercial de grãos.
Segundo a CONAB, a safra de trigo brasileira deve ser 8% menor na comparação com 2011.