Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política

sanidade prejudicada

Servidores do Indea podem continuar parados; categoria aguarda posição do presidente

Foto: Sintap-MT

Servidores do Indea podem continuar parados; categoria aguarda posição do presidente
Os servidores do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) podem continuar com as atividades paralisadas. A categoria aguarda posicionamento do presidente da autarquia, Guilherme Nolasco, ainda para esta quarta-feira, 17 de agosto. O protesto, iniciado no dia 15, é decorrente ao corte de ponto efetuado na folha salarial dos servidores e ausência da recomposição pelos dias parados.

Caso o protesto dos servidores do Indea se prolongue o transporte de animais em Mato Grosso volta a ficar prejudicado, principalmente para abates. Além da defesa sanitária animal, a categoria auxilia nos tratos da sanidade vegetal. Hoje, Mato Grosso encontra-se no período do Vazio Sanitário da soja, cuja vigência é até 15 de setembro, onde é proibida a existência de plantas nas lavouras e áreas urbanas.

Leia mais:
Servidores do Indea suspendem atividades contra corte de ponto

Os servidores do Indea estão em estado de greve desde o dia 21 de julho visto ter sido a única categoria a ter ordem de corte de ponto acatada em um universo de 30 categorias que paralisaram as suas atividades em junho.

A paralisação, desde o último dia 15 de agosto, decorre ao não ressarcimento dos 11 dias cortados da folha de pagamento dos servidores mesmo sob multa de R$ 5 mil por dia, conforme decisão do Luís Aparecido Bortolussi Júnior, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em caso de descumprimento.

Em junho, os servidores do Indea pararam as atividades por 25 dias. A estimativa é que nesse período mais de R$ 700 milhões tenham deixado de circular no Estado apenas com a redução de 60% dos abates de bovinos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet