Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

Encontros reunirão 1.500 mulheres rurais na região Oeste de Mato Grosso

Nesta quarta-feira (24.08), será realizado o 32º Encontro de Mulheres Rurais, no município de Araputanga (345 km a Oeste de Cuiabá). A iniciativa é da Prefeitura Municipal e conta com o apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). O evento é tradicional na região e são esperadas mais de 900 mulheres de 30 comunidades rurais, a partir das 9h, no Centro de Eventos da Apae. O encerramento está previsto para as 16h.

O objetivo é fortalecer e valorizar a mulher rural com atividades recreativas, culturais e informações que possam ajudá-las a investir na propriedade e também na vida pessoal. A superintendente estadual de políticas públicas para as mulheres de Mato Grosso, Isabel Cristina da Silveira, proferirá palestra sobre autoestima e empoderamento feminino. Serão discutidos desafios enfrentados pela mulher do campo na atualidade com oportunidade e direitos iguais, show baile, concurso de artesanato e miss rural, sorteio de prêmios, entre outras atividades.

As mulheres rurais do município vêm sendo treinadas no trabalho de qualificação e extensão rural, em diversas atividades, tais como: agrícolas, artesanato, trabalhos manuais, agroindustrialização da produção agrícola e pecuária, processamento e aproveitamento de frutas, etc.

Outro evento

Já na sexta-feira (26.08), ocorre o 25º Encontro de Mulheres Rurais, no município de Mirassol D’Oeste (300 km a Oeste de Cuiabá). O evento será realizado no Centro Comunitário Jesus de Nazaré, a partir das 7h, com encerramento às 17h30, e previsão de participação de 600 mulheres de oito comunidades rurais.

O objetivo é levar informações por meio de palestras sobre políticas públicas e temas voltados sobre a saúde da mulher rural. O médico do Hospital Regional de Cáceres, Eduardo Marques Lima, falará sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo uterino. Durante o evento serão apresentados casos de sucessos na linha de Crédito do Pronaf, agroindústria familiar, e associativismo que promove a autonomia da mulher rural.

Em 25 de março de 1996, foi publicado o Projeto de Lei nº 469, que instituiu o Encontro da Mulher Rural de Mirassol D’Oeste. Para comemorar bodas de prata do encontro serão homenageadas 10 mulheres rurais de sucesso no campo. Durante o encontro, as mulheres vão expor e comercializar artesanatos, trabalhos manuais, produtos da agroindústria e outros.

Participarão do encontro as mulheres das comunidades de Veredinha, Barreirão, Planalto, Barreirão Caramujo, Jabuti, Sonho Azul e Rancho Alegre. E também os assentamentos rurais Santa Helena, Roseli Nunes, Margarida Alves, Silvio Rodrigues e Terra Esperança, além dos projetos fundiários Nossa Terra Nossa Gente e Santa Maria.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet