Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Clima

ESTIAGEM NO CAMPO

Situação de emergência por seca é homologada em quatro cidades de Mato Grosso

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Situação de emergência por seca é homologada em quatro cidades de Mato Grosso
Quatro municípios de Mato Grosso tiveram decretos de "Situação de Emergência" homologados pelo Governo de Mato Grosso diante a seca enfrentada entre o segundo semestre de 2015 e o primeiro semestre de 2016, o que motivou perdas de aproximadamente 80% da produtividade em algumas propriedades rurais, principalmente de milho.

Tiveram decreto de "Situação de Emergência" homologados os municípios de Água Boa, Cláudia, Novo São Joaquim e Querência.

Leia mais:
Seis municípios em Mato Grosso decretam situação de emergência por estiagem

Os decretos, assinados pelo governador Pedro Taques, possuem vigência de 90 dias, podendo ser prorrogados para mais 90 dias, conforme consta no Diário Oficial do Estado, que circula nesta sexta-feira, 09 de setembro.

Em 2016, aproximadamente 20 municípios receberam a visita de equipes da Defesa Civil de Mato Grosso devido à situação nos municípios diante a ausência de chuvas, como o Agro Olhar já comentou.

A cultura do milho foi a mais castigada pela falta de chuvas no período de desenvolvimento da cultura. Foram colhidas em Mato Grosso em torno de 19,3 milhões de toneladas de milho, cerca de 7 milhões de toneladas a menos que as 26,1 milhões colhidas na safra 2014/2015.

A “seca” foi provocada pelo fenômeno climático “El Niño”. As projeções meteorológicas apontam para a safra 2016/2017 a influência do fenômeno “La Niña” com chuvas mais regulares.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet