Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Solução de manejo fitossanitário para tomate é apresentada em Goiânia

Líder na produção de tomante industrial no País, o estado de Goiás não poderia ser o local mais indicado para a realização do 6º CBTI – Congresso Brasileiro de Tomate Industrial. O evento que inicia-se no dia 28 e vai até o dia 30, figura entre os mais importante do setor já que reúne grandes empresas e entidades para o cultivo. Trata-se de uma realização da Associação Brasileira de Horticultura (ABH), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Embrapa Hortaliças.

A Unidade de Proteção de Cultivo da BASF, além de ser uma das patrocinadoras, participará do evento apresentando seu portfólio destinado a cultura de tomate. Entre as soluções apontadas está o Sistema AgCelence® Tomate, uma opção de manejo fitossanitário que consiste na aplicação sequêncial e integrada dos fungicidas Cabrio® Top e Cantus®. Cabrio® Top combate as principais doenças do tomateiro como pinta-preta e septoriose.

O produto é um excelente aliado do produtor no manejo da requeima, prevenindo que a doença se instale nas lavouras, além de apresentar amplo espectro de controle. Já Cantus® apresenta mecanismo de ação diferenciado e é um complemento ideal de Cabrio Top® no controle da pinta-preta, principalmente em aplicações sequenciais. Seu ingrediente ativo atua em todos os estágios de desenvolvimento e reprodução do fungo, sendo ideal para o manejo de resistência da mancha-de-alternaria. A alternância entre os dois produtos também colabora no controle e no manejo de resistência de fungos.

Estudos realizados comprovaram que os benefícios AgCelence podem contribuir para aumentar o rendimento da lavoura e melhorar a qualidade e a uniformidade do produto final. “O tomate é um alimento de grande importância na alimentação dos brasileiros, seja na forma in-natura ou industrializada. Por isso é importante buscarmos técnicas de produção que possam garantir melhores resultados e que consequentemente nos possibilitam suprir a necessidade da agroindústria em seu processamento. Este modelo de manejo desenvolvido pela BASF tem garantido bons resultados e contribuido com esse objetivo”, afirma o gerente de Marketing para Hortifruti da BASF, Eduardo Eugênio Vieira.

Também destinado a cultura de tomate será apresentado o inseticida Pirate®. O produto é indicado para o controle da traça-do-tomateiro, que causa danos significativos às folhas e frutos. Este inseticida apresenta ação translaminar, ou seja, quando aplicado na parte superior das folhas pode alcançar a parte inferior devido a sua movimentação intercelular nas plantas, favorecendo uma maior eficiência na cobertura da área foliar.

A BASF ainda aproveita a oportunidade para apresentar o vídeo “Planeta Faminto 2 – Um Novo Capítulo”, uma sequência do consagrado vídeo “Um Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira”. A nova versão do vídeo foi lançada no mês de Julho durante um evento da BASF realizado no Rio de Janeiro. Na ocasião foi anunciado também o patrocínio da empresa ao desfile do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, no carnaval 2013. “O principal objetivo destas ações é além de homenagear o agricultor, também salientar a importância da agricultura brasileira para o mundo”, explica Vieira.

Simultaneamente ao Congresso acontece também a 6ª Feira de Produtos e Serviços onde serão divulgados máquinas, serviços, insumos e outras novidades ligadas a produção do tomate industrial. A iniciativa atrai a cada ano um maior número de visitantes sendo uma ótima oportunidade de negócios para clientes e fornecedores, além de permitir a troca de informações e o fomento da agroindústria.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet