Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política

atrás do RS

Mato Grosso é o 10º Estado mais competitivo do país, aponta pesquisa

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Mato Grosso é o 10º Estado mais competitivo do país, aponta pesquisa
Mato Grosso é o 10º Estado mais competitivo do Brasil. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Economist Intelligence Unit e Consultoria Tendências. Somente no quesito infraestrutura o salto foi de 25 pontos em 2014 para 49,7 pontos em 2016. Em 2015, com 52,8 pontos o Estado ocupava a 11ª colocação.

Na pontuação geral, Mato Grosso subiu de 45,7 pontos para 55 pontos em um período de dois anos.

Leia mais:
Mais de mil quilômetros de asfalto em rodovias estaduais são entregues em Mato Grosso

O Ranking de Competitividade dos Estados está em sua quinta edição e, segundo o Centro de Liderança Pública, analisa a capacidade competitiva de todos os estados brasileiro e o Distrito Federal. Ao todo são 65 indicadores agrupados em 10 pilares. São avaliados itens como infraestrutura, educação, inovação, potencial de mercado, segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade social e sustentabilidade ambiental.

O estudo mostra São Paulo como líder com 88,9 pontos em 2016. Mato Grosso fica atrás de estados como o Rio Grande do Sul em 9º com 55,5 pontos, Rio de Janeiro 56,7 pontos, Minas Gerais com 57,5 pontos, Espírito Santo com 62,6 pontos, Mato Grosso do Sul com 65,1 pontos, Distrito Federal com 66,8 pontos, Santa Catarina com 74,3 pontos e o Paraná, que está na vice-liderança, com 76,9 pontos.

O Ranking mostra ainda que no quesito solidez fiscal Mato Grosso obteve 73,7 pontos e 72,5 pontos em eficiência da máquina pública. No quesito potencial de mercado foram atingidos 84,5 pontos.

Para o governador Pedro Taques o resultado apontado pela pesquisa mostra que o Estado está no caminho certo.

Conforme o governador mato-grossense, em 2014 já havia-se detectado insegurança por parte do empresariado para investir em Mato Grosso tendo-se em vista a insegurança quanto a legislação tributária. "Chamamos a FGV e estamos trabalhando para simplificar a tributação do Estado. Outro ponto importante é a eficiência da máquina pública, conseguimos fazer hoje muito mais e com menos recurso, economizamos em tudo e cortamos todas as sobras. Além disso, trabalhamos intensamente dentro do país e também a nível internacional para mostrar que estamos prontos para receber novos investimentos", pontua Taques.

As obras de pavimentação nas rodovias estaduais, que já atingiram 1.064 quilômetros em um ano e oito meses de gestão, é outro ponto destacado por Taques, permitindo maior fluidez no escoamento da produção agropecuária e madeireira.

"Mesmo em um momento de crise econômica, as obras de infraestrutura não foram paralisadas, elas possuem recursos específicos e queremos aumentar cada vez mais os investimentos. São esses investimentos que vão impulsionar o crescimento do estado e nos ajudar a sair desta crise", salienta o governador.

Ainda precisa de melhorias

O governador de Mato Grosso reconhece que melhorias ainda precisam ser efetuadas em alguns pontos e que será trabalhado para isso, como é o caso do quesito inovação apontado na pesquisa onde o Estado obteve a nota 8,8 e 9,4 em sustentabilidade ambiental.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet