Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

fapemat

Cinco projetos são aprovados para pesquisa em agricultura familiar em Mato Grosso

Foto: GCOM-MT

Cinco projetos são aprovados para pesquisa em agricultura familiar em Mato Grosso
Cinco projetos com pesquisas voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar em Mato Grosso foram aprovados pelo Governo do Estado. Entre as propostas estão inovação e tecnologia, produtividade e até mesmo o Pró-Tomate voltado para o desenvolvimento e transferência de tecnologias aplicadas a tomaticultura.

As propostas aprovadas foram divulgadas nesta semana por meio do Edital Induzido da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemat) – nº 038/2016. As pesquisas, conforme o certame, são voltadas para o desenvolvimento e transferência de tecnologias na agricultura familiar.

O edital foi elabora com base em projetos técnicos de cadeias produtivas inseridas na Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso (Seaf).

Leia mais:
Feirantes ganham linha de crédito de R$ 3 mil, mas ainda é pouco para melhorias

Conforme a Seaf, o intuito do edital é que as propostas apontem para a agricultura familiar não apenas soluções para os problemas, mas também ferramentas e metodologias modernas e inovadoras.

A Seaf revela que as propostas serão financiadas com recursos de capital e custeio no valor de R$ 500 mil oriundos da Fapemat e do Programa de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico.

“Sugerimos este edital em reuniões com a Secitec e Fapemat desde o ano passado, pois acreditamos que o Estado deve estimular pesquisas e estudos que visam qualificar os projetos técnicos de apoio à agricultura familiar", revela Suelme Fernandes, secretário da Seaf.

De acordo com o secretário, os temas auxiliarão ainda para "nortear políticas públicas para as cadeias produtivas".

Confira os projetos aprovados:

1- Inovação e tecnologia social na recuperação de agroindústrias da agricultura familiar

2- Produtividade e qualidade de frutos de novas cultivares enxertadas de maracujazeiro azedo cultivadas em estufa e adensadas

3- Fungos sapróbios e extrato de própolis na indução de resistência contra doenças e qualidade tecnológica do maracujá, Pró-tomate: desenvolvimento e transferência de tecnologias aplicadas a tomaticultura Matogrossense

4- Malhas agrícolas no desempenho agronômico de cultivares de alface e tomate no Vale do Rio Cuiabá

5- Uso de ingredientes não convencionais nas rações de juvenis de pirarucu como alternativa viável para piscicultores regionais em sistema de criação intensivo e semi-intensivo de pirarucu (Arapaima gigas)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet