Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Novos colaboradores de sindicatos rurais passam por capacitação

Colaboradores de 31 Sindicatos Rurais de Mato Grosso com menos de dois anos de trabalho participam de uma capacitação nesta terça-feira (27.11) e quarta-feira (28.11), na sede da Famato, em Cuiabá. O objetivo é passar aos novatos conceitos básicos do sindicalismo, funcionamento de um Sindicato Rural e sua importância, além de apresentar o Sistema Famato.

No conteúdo estão noções básicas de administração, origem e estrutura do sindicalismo, importância do Sindicato Rural na representatividade dos produtores rurais, cálculo de cobrança da Contribuição Sindical, serviços prestados aos associados, entre outros.

O curso é ministrado pelo técnico do Departamento Sindical da Federação da Agricultura e Pecuária do Paraná (Faep), Benedito Silva. Lá a capacitação para novos colaboradores acontece desde 1998. Silva destaca que entre todos os assuntos que os funcionários precisam entender, o estatuto e o processo eleitoral requerem maior atenção. "É muito importante que o colaborador conheça bem o estatuto do Sindicato Rural, pois lá estão contidas todas as informações que ele deve saber. Já o processo eleitoral deve ser seguido à risca e precisa ser entendido com segurança", explica Silva.

O gestor do Núcleo Técnico e Sindical da Famato, Eduardo Godoi, comenta que esta é a primeira ação do Núcleo Sindical da Famato, que está sendo estruturado. "A partir de agora, a ideia é realizar este curso uma vez ao ano, preparando os novos colaboradores dos sindicatos para os desafios do trabalho", afirma Godoi.

Na abertura da capacitação, o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, frisou a importância dos colaboradores dos Sindicatos Rurais conhecerem como funciona o sistema. "A força da representatividade dos produtores rurais começa no sindicato e o trabalho dos colaboradores é essencial para este fortalecimento, por isso é importante que conheçam bem como funciona o sistema sindical", destaca Romanini.

Cristiane Matos, gerente sindical do Sindicato Rural de Tabaporã há cinco meses, está aproveitando a curso para tirar algumas dúvidas e aprender mais sobre o sistema sindical. "Sinto dificuldade em repassar certas informações aos nosso associados, principalmente sobre a Contribuição Sindical. Tenho certeza que o curso vai me ajudar não só neste ponto, mas irá me preparar ainda mais para melhorar meu trabalho no sindicato".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet