Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

PLANTA DANINHA

Presença de fedegoso na soja pode dificultar venda dos grãos, alerta Aprosoja

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Presença de fedegoso na soja pode dificultar venda dos grãos, alerta Aprosoja
Os produtores de soja em Mato Grosso devem ficar atentos quanto à presença da planta daninha "fedegoso" (Senna occidentalis) nas lavouras. Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), a presença de sementes de fedegoso misturadas aos grãos soja pode comprometer a comercialização.

Na última safra os produtores de soja tiveram dificuldades no momento de entrega das cargas do grão em algumas tradings em decorrência a presença de sementes do fedegoso misturadas aos grãos.

Leia mais:

Justiça libera uso de benzoato de emamectina para lavouras de soja e algodão em Mato Grosso

A planta daninha é um arbusto da família Leguminoseae. Ele possui flores amarelo-ouro e vagens curvas. Na Europa o fedegoso é considerado tóxico.

O diretor técnico da Aprosoja-MT, Nery Ribas, orienta aos produtores mato-grossenses a buscar auxílio com um engenheiro agrônomo para saber o momento correto em que deve iniciar o combate.

O gerente de Defesa Agrícola da Associação, Thiago Moreira, alerta ainda que "O controle é químico e o produtor deve ficar atento à rotação de modos de ação dos herbicidas".


Conforme a Aprosoja-MT, é determinada pela legislação de Classificação de Grãos a tolerância de uma partícula de semente por amostra de um quilo para cada cinco toneladas carregadas, mesmo não havendo restrições claras e específicas quanto a sementes naturalmente tóxicas.

O gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja salienta que "“O produtor também precisa verificar se consta no contrato de venda de soja uma cláusula específica para tolerância quanto à presença de fedegoso ou de quantidade limite tolerada para a presença de sementes tóxicas. Nesse caso, é importante cuidar para que na colheita não haja a presença do invasor".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet