Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

simpósio

Produção de sorgo e lentilha entra na discussão de novas opções de cultura para Mato Grosso

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Produção de sorgo e lentilha entra na discussão de novas opções de cultura para Mato Grosso
A possibilidade de produzir sorgo e lentilha como novas opções de culturas para a segunda safra entra na pauta de discussão dos agricultores de Mato Grosso. Recentemente, a Índia propôs ao Estado o cultivo da lentilha, grão este muito consumido pelo paíse da Ásia Meridional.

As duas culturas serão discutidas no próximo dia 18 de novembro em Rondonópolis no I Simpósio de Culturas Alternativas.

Hoje, a produção de sorgo em Mato Grosso é "ínfima" perante culturas como soja, milho e até mesmo arroz e feijão. Segundo dados da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), a produção de sorgo em Mato Grosso na safra 2015/2016 foi de 93,8 mil toneladas apenas e a projeção para o ciclo 2016/2017 é de que suba para 119,1 mil toneladas.

Leia mais:
Índia propõe para Mato Grosso a produção de lentilha; laços sendo estreitados

O Simpósio será realizado no Centro de Eventos Millenium, às 19h, em Rondonópolis. A entrada é gratuita. O evento é realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) com o apoio da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Advanta Sementes e Sementes Jotabasso.

Conforme o produtor e um dos organizadores do Simpósio, Osvaldo Pasqualotto, a disseminação das culturas de sorgo e lentilha é um dos objetivos principais do evento. "Queremos continuar a expansão da cultura do sorgo, já bastante utilizado para fabricação de ração, além de ser uma alternativa para produção de palhada do plantio direto. No caso da lentilha, queremos fomentar sua implementação".

O gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja, Thiago Moreira, salienta que "O evento também servirá para os produtores conhecerem culturas alternativas para a segunda safra, repensarem o sistema de manejo do plantio direto e alcançarem resultados melhores".

O Simpósio contará com palestra do pesquisador melhorista de sorgo do Núcleo de Recursos Genéticos e Obtenção de Cultivares da Embrapa Milho e Sorgo, Flávio Dessaune Tardin. Além do agrônomo Flávio Lamanna que falará sobre a lentilha.

Proposta da Índia

No último dia 04 de novembro o embaixador indiano Sunil Lal esteve em Mato Grosso onde encontrou-se com produtores, além do governador Pedro Taques.

Durante o encontro com o governador Pedro Taques, Sunil Lal destacou o estreitamento de laços com Mato Grosso no âmbito comercial, além de tecnológicos, startups, agricultura e ferrovia.

No caso da agricultura o embaixador indiano propôs para Mato Grosso o cultivo de lentilha.

“Temos muitas possibilidades na área de agricultura, infraestrutura e economia do conhecimento, entre outras coisas. Mato Grosso é um Estado importante na produção de grãos e esperamos iniciar uma cooperação”, salientou Sunil Lal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet