Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política

COP22

Brasil mostra que é possível produzir e reduzir emissões de gases de efeito estufa

Foto: Divulgação/Mapa

Brasil mostra que é possível produzir e reduzir emissões de gases de efeito estufa
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, mostrou na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP22), que ocorre no Marrocos, que é possível aumentar a produção agrícola e reduzir ao mesmo tempo as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) na agropecuária e preservar a maior biodiversidade do mundo. O Ministério da Agricultura prevê até 2030 que o setor agropecuário brasileiro alcance uma redução de emissões de CO2 em 0,9 gigatoneladas.

Maggi encontra-se em Marrakesh, no Marrocos, participando da COP22. A comitiva do Ministério da Agricultura conta com a presença do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes.

Leia mais:
Maggi pedirá na COP22 compensação à agricultura por cumprimento de regras ambientais

O ministro da Agricultura acredita que o Brasil é capaz de responder a grandes desafios mundiais apresentados pela ONU. Como o Agro Olhar já comentou até 2050 o Brasil precisa produzir 960 milhões de toneladas para atender a demanda imposta pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que estima uma população mundial de 9,3 bilhões de pessoas e uma demanda por alimentos 70% maior que a atual até lá.

De acordo com o Ministério da Agricultura, os resultados ambientais do setor produtivo brasileiro se devem a diversos trabalhos realizados através do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC). O plano visa a redução das emissões de gases de efeito estufa e a retenção de carbono por meio da recuperação de pastagens degradadas, plantio direto na palha, plantio de florestas e da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Hoje, o Brasil possui 11,5 milhões de hectares com sistema integrado. O levantamento foi realizado através da pesquisa patrocinada pela Rede de Fomento de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e realizada pelo Kleffmann Group com acompanhamento técnico da Embrapa Meio Ambiente (SP).

Ainda segundo o Ministério da Agricultura, as áreas de preservação dentro das propriedades rurais do Brasil se somadas correspondem aos territórios da França e da Noruega juntos.

Durante a COP21, que ocorreu em 2015 na França, o setor agrícola do Brasil se comprometeu em até 2030 a contribuir com a recuperação de 15 milhões de hectares de pastagens, aumentar em 5 milhões de hectares os sistemas de produção integrada e fornecer matérias-primas para biocombustíveis como etanol e biodiesel, que deverão responder por 18% do consumo energético nacional.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet