Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

são pedro acordou

Médio-Norte e Oeste em Mato Grosso encerram plantio da soja; chuvas começam a regularizar

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Médio-Norte e Oeste em Mato Grosso encerram plantio da soja; chuvas começam a regularizar
As chuvas em Mato Grosso começaram a dar sinais de regularização o que permitirá uma maior concentração da umidade nas lavouras de soja. As regiões Médio-Norte e Oeste encerraram nesta semana os trabalhos de semeadura do grão da safra 2016/2017. Segundo o setor produtivo, casos pontuais de replantio foram constatados por falta de umidade no solo ou por granizo, como verificado em Sorriso e Campo Novos dos Parecis.

A previsão para este final de semana é de chuva em Mato Grosso com a temperatura mínima variando entre 15ºC e 17ºC, enquanto a máxima fica na casa dos 33ºC. As projeções são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A semeadura da soja em Mato Grosso nesta safra 2016/2017 atingiu 95,46% dos 9,368 milhões de hectares destinados para a cultura. A extensão já atingida significa um avanço semanal de 7,08 pontos percentuais e 5,77 pontos percentuais em comparação com os trabalhos da safra anterior.

Leia mais:
Plantio da soja em Mato Grosso pode terminar um mês mais cedo

Os números são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que revela 100% da área das regiões Médio-Norte (3,160 milhões de hectares) e Oeste (1,111 milhão de hectares) plantada.

A perspectiva é que as regiões Centro-Sul (99,52%), Noroeste (99,60%), Norte (98,42%) e Sudeste (98,17%) encerrem a semeadura na próxima semana. Já a região Nordeste pode entrar dezembro plantando, uma vez que atingiu até o momento 75,66% apenas de seus 1,557 milhão de hectares.

De acordo com o produtor em Sinop, Antônio Galvan, problemas pontuais foram constatados nesta safra por falta de umidade e até mesmo de granizo, porém o que se tem percebido desde o último final de semana é que "agora parece que a chuva normalizou para todo o estado".

A previsão para Cuiabá neste final de semana é de céu parcialmente nublado no sábado (19) com mínima de 18ºC e máxima de 30ºC e no domingo (20) há possibilidade de chuva em áreas isoladas com máxima de 28ºC e mínima de 20ºC.

Em Tangará da Serra o sábado poderá ser de sol encoberto, enquanto o domingo encoberto com pancadas de chuva. Já em Sinop e Nova Xavantina o final de semana conta com previsão de tempo encoberto com chuva nos dois dias, o que pode auxiliar no desenvolvimento da soja.

Para Campo Verde, conforme o Inmet, é previsto chuva para a tarde de sábado e domingo com céu encoberto com pancadas de chuva.

Comercialização

Conforme o Imea, os sojicultores mato-grossenses já comercializaram 36,3% da safra 2016/2017 prevista para o estado de 29,898 milhões de toneladas. Ao se comparar com o ciclo passado verifica-se um percentual 8,4 pontos percentuais inferior aos 53,1% nesta época o ano passado. As incertas com o clima e a expectativa de bons preços, em especial diante a "supersafra" dos Estados Unidos, são alguns dos fatores para o ritmo de vendas antecipadas estar inferior.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet