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Sábado, 27 de abril de 2024

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ESTRADEIRO VISTORIA

Obras avançam em trechos da 163 rumo aos portos do Norte, mas estão paradas em outros

Foto: Thielli Bairros

Integrantes do Movimento Pró-Logística avaliam como positivo o andamento das obras neste trecho da rodovia federal

Integrantes do Movimento Pró-Logística avaliam como positivo o andamento das obras neste trecho da rodovia federal

As obras de pavimentação da BR-163 entre a divisa de Mato Grosso com o Pará e Santarém estão adiantadas em alguns trechos e completamente paralisadas em outros. É o que observou a comitiva do Movimento Pró-Logística, que está vistoriando a pavimentação pela segunda vez este ano.

Cerca de 50 integrantes do movimento começaram a percorrer o trecho nesta terça-feira, partindo de Sinop, em um movimento denominado “Estradeiro”. No primeiro dia, a comitiva percorreu 480 quilômetros até o município de Novo Progresso (PA).

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e do Movimento Pró-Logística, Carlos Fávaro, as obras avançaram. “Boa parte do trecho está asfaltada, mostrando que as empresas trabalharam nos últimos seis meses”, afirmou, por meio da assessoria da Aprosoja.

Partindo da divisa de Mato Grosso com o Pará ainda há um trecho sem asfalto - pois é necessária a construção de uma ponte. Pouco mais à frente começa a pavimentação. Cinco empresas são responsáveis pelo asfaltamento da rodovia. No primeiro trecho, de 54 quilômetros, de responsabilidade da empresa Constil, havia muitos buracos no mês de maio e, segundo relatos dos membros da expedição, houve manutenção.

Em outro trecho, de 102 quilômetros, de responsabilidade do consórcio CAL (Cavalca, Agrimat e Lotufo) as obras estão bastante adiantadas. São apenas 21 quilômetros sem pavimentação. “As obras andaram depressa neste trecho. No último Estradeiro não havia nada asfaltado por aqui”, destacou o coordenador executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira.

Dois trechos, que somam 138 quilômetros, de responsabilidade das empresas JM e Contern, estão com as obras finalizadas. As obras que estão com a empresa 3 Irmãos são as mais atrasadas. Quase nada está pronto na pavimentação dos 68 quilômetros licitados, cujas obras iniciaram em 2009.

O objetivo do Estradeiro é verificar o andamento das obras de pavimentação da rodovia federal, que se tornará o maior corredor rodoviário de escoamento da safra mato-grossense com destino ao Norte do país. A comitiva chega a Santarém nesta quarta-feira à noite e retorna para Mato Grosso na quinta-feira.

As informações são da Aprosoja

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