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Sábado, 27 de abril de 2024

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Logística é o trunfo para o crescimento do Centro-Oeste

A passagem de uma economia preponderantemente agropecuária para uma industrial depende de alguns pilares. Um dos principais é a infraestrutura de transporte. No caso do Centro-Oeste, ela em geral é ruim. Mas onde é boa impulsiona a industrialização. EXAME visitou Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, município de 105 000 habitantes a 340 quilômetros da capital, Campo Grande.

A aprazível cidade que se espalha entre as lagoas que lhe dão o nome tem recebido comitivas de executivos europeus, coreanos e chineses interessados em fazer negócios. Três Lagoas está ao lado da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, linha que a liga ao porto de Santos e hoje é operada pela ALL.

A ferrovia e a maturação de uma floresta de eucaliptos nas cercanias explicam a emergência da cidade como novo polo de produção de celulose e papel — há previsão de que se torne o maior do mundo até 2020. Nos últimos cinco anos, a americana International Paper, fabricante de papel, e a Fibria, produtora de celulose do grupo Votorantim, acionaram suas máquinas na cidade.

Outra fábrica de celulose, a Eldorado, um investimento de 6 bilhões de reais do gru
po JBS, tem inauguração marcada para dezembro. “A combinação favorável que encontramos em Três Lagoas permitiu que nosso projeto saísse no prazo e abaixo do custo”, diz José Carlos Grubisch, presidente da Eldorado.

“Agora, a facilidade de escoamento vai ajudar na nossa competitividade.” Metade da produção de 1,5 milhão de toneladas por ano da Eldorado será despachada pela ferrovia. A outra metade irá por barcaças — a cidade, situada às margens do rio Paraná, oferece a opção da hidrovia Tietê-Paraná.

Para completar a vantagem de Três Lagoas em logística, a rodovia Marechal Rondon, que passa ao lado, dá acesso às melhores estradas de São Paulo, principal mercado consumidor do país. A rodovia foi decisiva na atração de indústrias pioneiras, como a paulista Klin, fabricante de sapatos infantis que lá chegou em 2002.“Contar com três alternativas de transporte é uma grande vantagem para disputarmos investimentos”, diz Simone Tebet, ex-prefeita de Três Lagoas e vice-governadora de Mato Grosso do Sul. E vem mais por aí. Bem servida por terra, no início de 2013 a cidade vai ganhar seu aeroporto.

Como ocorreu no processo de industrialização de outras regiões, notadamente no Nordeste, a oferta de incentivos fiscais é outro fator que tem pesado na decisão de empresas que optam pelo Centro-Oeste. O estado de Goiás foi um dos precursores no uso de incentivos nos anos 80 e hoje tem o setor industrial mais diversificado do Centro-Oeste.

“Longe do mercado consumidor do Sudeste, seria impossível atrair indústrias se não oferecêssemos compensações”, diz Pedro Alves de Oliveira, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás. O setor de alimentos e bebidas, representado por empresas como BRF e Ambev, responde por quase metade da indústria local, mas outros segmentos, como têxtil e farmacêutico, progridem.

Anápolis, um dos municípios que melhor utilizam a estratégia, é o segundo polo produtor de genéricos do país, com laboratórios como Teuto/Pfizer e Roche. Goiás também abriga montadoras de carros. A primeira foi a Mitsubishi, que está em Catalão desde 1998 e agora investe 1 bilhão de reais para expandir a produção.

Em Itumbiara, a Suzuki constrói sua primeira fábrica fora do Japão. A chinesa Changan vai se instalar em Anápolis, onde já se encontra a Hyundai Caoa. Há quem observe a mudança no perfil produtivo da região com uma preocupação: em pleno século 21, a industrialização ali tem se limitado a empresas montadoras ou que replicam tecnologias tradicionais.

“Um dos trunfos dos Estados Unidos foi promover a inovação”, diz Alexandre Rands, economista da consultoria Datamétrica. “Para que seu salto seja completo, o Centro-Oeste deveria se preocupar em atrair indústrias dispostas a inovar.” Eis mais um desafio para os pioneiros do avanço rumo ao oeste.
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