Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

Mais qualidade

Ministério da Agricultura irá ‘privatizar’ armazenagem de grãos; Mato Grosso tem déficit de 22 mi/t

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ministério da Agricultura irá ‘privatizar’ armazenagem de grãos; Mato Grosso tem déficit de 22 mi/t
Controle sobre os volumes e qualidade da mercadoria. Estes são os principais fatores apontados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para "privatizar" os armazéns públicos do Governo Federal sob a tutela da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). Somente Mato Grosso, independente de o armazém ser público ou privado, possui um déficit de armazenagem de 22 milhões de toneladas de grãos, mais precisamente de soja e milho.

A possibilidade da Conab deixar a armazenagem de grãos, como soja e milho, foi levantada pelo ministro Blairo Maggi em Cuiabá na última sexta-feira, 09 de dezembro, durante o Fórum Mais Milho.

Segundo Maggi, passando para a iniciativa privada o controle sobre os volumes armazenados e a qualidade da mercadoria se terá um trabalho mais eficiente e que gere menos prejuízos para o Governo Federal.

Leia mais:
"O milho é nosso sinal vermelho", afirma presidente da Aprosoja-MT sobre preço e vendas

Ainda de acordo com Maggi, contratos que previam a instalação de armazéns da Conab foram suspensos. No caso dos armazéns já instalados são considerados opções de venda, cujo valor será revertido para os cofres da União, ou serão transferidos para as prefeituras.

Mato Grosso possui hoje entre armazéns públicos e privados déficit de aproximadamente 22 milhões de toneladas de capacidade de armazenagem somente para soja e milho. O Estado conta uma capacidade instalada de em torno de 34 milhões de toneladas e deve colher 30 milhões de toneladas de soja nesta safra 2016/2017 e algo na casa dos 26 milhões de toneladas de milho 2ª safra.

Produzir mais ou conforme o mercado?

Durante o Fórum Mais Milho no último dia 09 foi levantado no painel "Político: As políticas do Mapa para a cultura do Milho" a questão do produzir mais ou produzir conforme o mercado remunera.

A questão foi levantada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, após declaração da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) de que se deve produzir mais e do Ministério da Agricultura que não há capacidade de armazenagem para receber tal aumento da produção.

Mato Grosso, por exemplo, se produzisse toda a área de soja de aproximadamente 9 milhões com milho teria uma produção em torno de 50 milhões de toneladas de cereal. O Estado possui uma produtividade média de 85 sacas por hectare, tendo chegado em algumas safras a 100 sacas. Há relatos de produtores que conseguem alcançar a marca de 150 sacas por hectare.

Conforme o vice-presidente da Abramilho, Glauber Silveira, o que a Associação quer apontar é que dentro de uma demanda há oportunidade de se aumentar a produção do cereal, principalmente se essa demanda partisse da transformação do milho em fontes de energia limpa, ou seja, biocombustível (etanol).

O ministro Blairo Maggi afirmou que “o mercado é livre e o produtor pode fazer o que quer. Há ganhos agronômicos que nos levam a produzir mais. Não podemos querer acertar a mosca enquanto ela voa. Nós do Governo não estamos ausentes. Nós temos R$ 1,2 bilhão para operar com programas, como o Pepro, em 2017. É pouco, inclusive. Não dá para dizer que vou produzir mais ou menos. Nós temos muitos caminhos para o milho. Temos que ser competitivos”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet