Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Audiências públicas vão debater o plantio de cana-de-açúcar em Mato Grosso

O presidente da subcomissão da cana-de-açúcar e vice-presidente da comissão de agricultura da Câmara, deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT), apresentou e aprovou na reunião deliberativa da subcana seis requerimentos para a realização de audiências públicas. O intuito dos parlamentares é debater assuntos de relevância para os produtores. 

Mato Grosso e dos estados do país que sofrem com o veto ao plantio da cana, com a falta de investimentos por parte do governo e com a dificuldade para a liberação de financiamentos por parte dos bancos.

Os requerimentos apresentados convidam para participar das audiências ministros, governadores, secretários de Estado, representante da Embrapa, representantes de universidades federais, presidente da Petrobrás, presidente da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), presidente do fórum nacional sucroenergético e o presidente da Organização dos Plantadores de Cana da região Centro Sul do Brasil (Orplana). Os mencionados convidados serão separados para apresentação em reuniões distintas e com datas ainda a serem definidas.

Para o deputado Leitão, as audiências são importantes para que governo e os setores envolvidos possam se posicionar. “Não existe nenhum estudo técnico que justifique o veto à plantação da cana, o impedimento é meramente político. O produtor pode plantar soja, algodão, milho, mas não pode plantar cana. Qual que é o critério técnico disso?”, questiona.

Após a realização dos debates, será elaborado um dossiê com as conclusões obtidas para apresentar ao governo as possíveis soluções para elucidar os problemas encontrados. “É preciso que esses produtores tenham o livre arbítrio de escolher o que querem cultivar em suas terras. Não estamos falando em desmatamento, estamos requerendo a liberação para o cultivo em terras de segundo plantio”, diz Leitão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet