Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

835 kits para MT

Agricultura familiar em Cuiabá receberá 75 kits de irrigação de parceria com o Mapa

Foto: Assessoria

Agricultura familiar em Cuiabá receberá 75 kits de irrigação de parceria com o Mapa
A agricultura familiar em Cuiabá receberá 75 kits de irrigação, que visam garantir maior eficiência e possibilidade de elevação da produtividade. Os equipamentos fazem parte dos 835 kits a serem entregues no primeiro trimestre de 2017 para Mato Grosso pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os equipamentos são de fabricação israelense. Como o Agro Olhar comentou recentemente, ao todo 2.505 kits de irrigação foram adquiridos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Foram investidos pelo Governo Federal R$ 2,098 milhões na compra. Além de Mato Grosso, pequenos produtores do Ceará e do Piauí também irão receber os equipamentos no primeiro trimestre de 2017. Para cada Estado serão 835 unidades.

Os 75 kits de irrigação para a agricultura familiar serão entregues para os produtores rurais do município através de parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Leia mais:
Ministério da Agricultura destinará kits de irrigação para pequenos produtores em Mato Grosso

Conforme a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, um cadastramento das famílias produtoras rurais será realizado na Capital. Os kits serão entregues após seleção com base em critérios pré-estabelecidos.

"Pretendemos estreitar a relação com o Mapa e demais entidades que representam a agropecuária para melhorar o apoio à agricultura familiar e ao agronegócio na Capital", afirma o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Vinícius Hugueney.

O secretário afirma ainda que a pasta deverá investir em cursos de capacitação e qualificação de produtores.

"Vamos firmar parcerias para levar informações técnicas aos produtores rurais. Com isso vamos melhorar a produtividade e a gestão das propriedades e, consequentemente, melhorar a renda dessas famílias", salienta Hugueney.

Segundo a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, as famílias que forem contempladas com os kits de irrigação deverão apresentar um relatório com as melhorias proporcionadas a partir do recebimento dos mesmos. O intuito é a partir de tais resultados ver a possibilidade do requerimento de mais investimentos do Governo Federal para a atividade.

A parceria entre Cuiabá e o Ministério da Agricultura foi firmada durante reunião com o superintendente do Ministério em Mato Grosso, José Assis Guaresqui, e contou com a presença do deputado federal Ezequiel Fonseca (PP).

No país

Além dos 2.505 kits de irrigação a serem distribuídos entre pequenos produtores localizados em Mato Grosso, Ceará e Piauí, outros seis mil kits de irrigação para pequenos produtores devem ser entregues posteriormente para os Estados do Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Piauí (segunda leva), além do Distrito federal.

O Ministério da Agricultura afirma que a parceria com as secretarias locais e com órgãos técnicos tem como objetivo atender cadeias produtivas da agricultura, aumentando a produtividade dentro de regras da agenda ambiental do governo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet