Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

FRUTICULTURA

Maracujá Rubi do Cerrado dá mais de 50 toneladas por hectare no Nortão do Estado

Foto: Reprodução

Maracujá Rubi do Cerrado dá mais de 50 toneladas por hectare no Nortão do Estado
O maracujá BRS Rubi do Cerrado foi validado pela cooperativa Coopernova, em Terra Nova do Norte (650 km ao Norte de Cuiabá), onde obteve produtividade acima de 50 toneladas por hectare. Produz frutos de casca aproximadamente 50% de frutos de casca vermelha ou arroxeada com peso de 120 a 300 gramas (média de 170g) e rendimento de suco em torno de 35%.

Trata-se de um material de dupla aptidão, tanto para mesa quanto para a indústria, com melhor resistência ao transporte, maior tempo de prateleira e elevados níveis de resistência às principais doenças do maracujazeiro (virose, bacteriose, antracnose e verrugose).

“Pelo fato de ser desenvolvida a partir de espécies silvestres a BRS Rubi do Cerrado tem um nível de resistência maior, principalmente às doenças da parte aérea. Outra vantagem são as características físicas e químicas da poupa, com a poupa mais forte, rendimento acima de 35% e teor de sólidos solúveis acima de 14° brix, que é uma exigência da indústria”, explica o pesquisador da Embrapa Cerrados Fábio Faleiro.

A BRS Rubi do Cerrado é a quarta cultivar de maracujá desenvolvida pela Embrapa e validada em Mato Grosso. Anteriormente já haviam sido lançadas a BRS Gigante Amarelo, BRS Sol do Cerrado e BRS Ouro Vermelho.

De acordo com o diretor técnico da Coopernova, Márcio Semprebom, esta nova cultivar é muito promissora para a região.

“Tínhamos a necessidade de um material que atendesse nossas necessidades, com boa produtividade e resistente às doenças. A BRS Rubi do Cerrado veio a calhar. Além de ser mais resistente às doenças, ela tem dupla aptidão, servindo bem tanto para o uso da poupa quanto para o consumo in natura”, disse Semprebom.

Comercialização

A comercialização das gemas da BRS Magna e das sementes da BRS Rubi do Cerrado será feita pela Embrapa Produtos e Mercado, escritório de Campinas (SP). No caso da cultivar de uva, os materiais estarão disponíveis a partir de julho de 2013, porém já é possível solicitar a reserva. As sementes de maracujá, por sua vez, já estão disponíveis. Os produtores e viveiristas interessados deverão solicitar a reserva de sementes. Após o cadastro de reserva, o cliente deverá aguardar o contato da Embrapa, por email. 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet