Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Curso apresenta tecnologia para produção de hortifruti no Vale do Rio Cuiabá

Acontece em Cuiabá, nesta quarta e quinta-feira, o quarto módulo de capacitação continuada da cadeia produtiva da olericultura para técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) e parceiros do Vale do Rio Cuiabá. O curso é coordenado pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Flávio Fernandes Júnior, que abordará o conteúdo dos módulos básicos de solos, fitossanidade e sistemas de produção por meio de atividade prática simulando a avaliação, planejamento, implantação e condução de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) de olericultura.

Flavio Fernandes explica que no primeiro módulo foi debatido técnicas sobre manejo, fertilidade do solo, pragas, doenças, custo de produção e comercialização. No segundo, manejo integrado de pragas, controle de doenças e nematóides, plantas invasoras e técnicas de aplicação de defensivos das hortaliças. No terceiro módulo o enfoque foi o sistema sem solo, cultivo protegido de hortaliças, plantio direto e produção agroecológica de hortaliças. “Estamos apresentando a tecnologia desenvolvida pela Embrapa e parceiros para serem aplicadas no Estado”, destaca Fernandes.

Para avaliação de cultivares serão instaladas oito URTs, quatro já foram montadas nos municípios de Sinop, Sorriso, Várzea Grande e Poconé. Algumas unidades já implantaram ensaios com as culturas de tomate, cenoura, beterraba, pimentão, repolho verde, brócolis, pepino, alface e batata doce. A finalidade é repassar as tecnologias desenvolvidas para os produtores rurais produzirem com segurança e regularidade no Estado.

Participam da capacitação, técnicos dos municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Poconé, Nova Brasilândia, Várzea Grande, Acorizal, Planalto da Serra, Nobres e Campo Verde. O evento é realizado em um hotel fazenda, localizado no km 70, município de Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá) e tem encerramento previsto para quinta-feira (29.11), às 18 horas.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet