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Sábado, 20 de abril de 2024

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ANTT firma compromisso de avaliar pleito de extensão de ferrovia até Cuiabá

Foto: Assessoria Rumo ALL

ANTT firma compromisso de avaliar pleito de extensão de ferrovia até Cuiabá
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) firmou o compromisso de avaliar o pleito de estender a malha ferroviária de Rondonópolis à Cuiabá da Ferrovia Senador Vicente Vuolo. A expectativa é que o modal garanta não apenas a integração econômica entre os dois municípios e os que compõem a região do Vale do Rio Cuiabá, mas também a integração cultural.

Uma “Carta de Mato Grosso – Ferrovias” foi entregue para a ANTT pelo Fórum Pró-Ferrovia durante audiência pública realizada em Brasília (DF) na quinta-feira, 26 de janeiro. O documento, inclusive, é o mesmo assinado pelo governador Pedro Taques no dia 20 de janeiro em reunião com o Fórum em Cuiabá.

As discussões da Ferrovia Vicente Vuolo foram retomadas recentemente. Os trilhos em Mato Grosso chegam hoje até o município de Rondonópolis, saindo do Porto de Santos. A ferrovia foi inaugurada em Rondonópolis em setembro de 2013 e conta com outros terminais localizados em Alto Taquari, Alto Araguaia e Itiquira.

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A obra entre Rondonópolis e Cuiabá está orçada em R$ 1,4 bilhão aproximadamente. Há a possibilidade do traçado ser expandido também entre Cuiabá a Sorriso, cujo investimento seria na ordem de R$ 3,6 bilhões.

O documento entregue para a ANTT pede a inclusão do trecho Rondonópolis a Cuiabá nas obrigações da Concessionária Rumo ALL (Malha Paulista), além de uma utilização melhor da opção do traçado segundo o EVTEA contratado pela ANTT (Alternativa do Traçado 5) – valor de R$ 1,36 bilhão. Outro ponto solicitado é a aplicação do montante suficiente dos valores de pagamento de Encargos e parte da Outorga para a realização das obras de expansão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo.

De acordo com o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, a partir de agora o fórum formado por 16 entidades passará a se reunir e irá se juntar com o prefeito de Cuiabá e demais prefeitos da região do Vale do Rio Cuiabá, bem como com o governador Pedro Taques, para intensificar as articulações políticas junto ao presidente Michel Temer e do Governo de São Paulo para que os trilhos avancem no Estado.

Vuolo comenta ainda que o estudo realizado pela ANTT até Cuiabá afasta o traçado do modal da Reserva Indígena Teresa Cristina.

Modal para passageiros

A ferrovia entre Rondonópolis e Cuiabá tem como foco o transporte de cargas, que é o que irá trazer viabilidade de retorno de investimento no modal. Porém, como já destacado pelo Agro Olhar, os trilhos poderão ser usados também para o transporte de passageiros.

Francisco Vuolo explica que a partir do momento em que se têm os trilhos “há possibilidade de uma nova concessão, mas neste caso para o transporte de passageiros”.

O intuito com o transporte de passageiros através da ferrovia é possibilitar outra opção de modal no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá. O principal modal é o rodoviário, sendo feito de carro ou ônibus. Outro é a aviação, porém está só liga a Capital e o principal município da região Sul do Estado.

“A questão do transporte de passageiros é o segundo momento do projeto. O primeiro é o transporte de cargas. Ele irá garantir não apenas a integração econômica, mas também a cultural entre os municípios. Pode fomentar o turismo. Inclusive, o trade turístico de Mato Grosso participa do Fórum”, comenta Vuolo.
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