Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Congresso aborda processamento e mecanização do tomate industrial

Aberta oficialmente na noite de 28 de novembro (quarta-feira), a sexta edição do Congresso Brasileiro de Tomate enfoca o tema “Inovações no processamento e na mecanização”. O evento é a principal vitrine científica e mercadológica do segmento, que movimenta cerca de R$ 2 bilhões a cada ano e, em 2012, terá safra estimada em 1,2 milhão de toneladas. As atividades acontecem até o dia 30 (sexta-feira), em Goiânia, capital do Estado que concentra aproximadamente 80% da produção nacional.

Segundo o coordenador técnico do evento, Paulo César Tavares de Melo, os temas abordados no Congresso foram definidos de acordo com as principais tendências do mercado. “Essa é a primeira vez em que o evento dá ênfase às inovações no setor de mecanização, transformação industrial e embalagens”, explica o Paulo César, que também é professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), é preciso fortalecer os investimentos em pesquisa e desenvolvimento para o fruto. “Há inúmeros desafios a serem enfrentados, com prioridade para temas como controle de doenças, melhorias no manejo, sistemas de irrigação, rotação de cultivos e mecanização da colheita”, explica.

De acordo com o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças, Warley Marcos Nascimento, os aportes para o desenvolvimento do segmento têm sido cada vez mais consistentes. “Aplicamos recursos para gerar informações e tecnologias para o segmento de tomate industrial”, reforçou. O órgão é um dos realizadores do 6º Congresso Brasileiro de Tomate Industrial e aproveita o evento para lançar dois produtos: o híbrido BRS Sena, o primeiro 100% nacional, e a publicação técnica “Produção de Tomate para Processamento Industrial”. Com o novo cultivar, a Embrapa Hortaliças espera chegar a 10% da área plantada no Brasil até 2014.

Durante a abertura do evento, o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima, destacou a importância da produção de alimentos face à crescente demanda mundial. “Chegaremos a 2050 com uma população estimada em 9 bilhões, sendo que 1,3 bilhão estarão em situação de segurança alimentar, passando fome. Não tenho dúvidas de que o Brasil criará um ambiente de equilíbrio nesse aspecto”, enfatizou.

O 6º Congresso Brasileiro de Tomate Industrial é realizado pela Embrapa Hortaliças, Associação Brasileira de Horticultura, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás e Universidade Federal de Goiás, com organização da Win Central de Eventos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet