Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Aliança Internacional de Produtores debate biotecnologia no Paraguai

A Aprosoja participa nesta quinta e sexta (29 e 30/11) de uma ampla reunião com os membros da Aliança Internacional de Produtores de Soja , ISGA na sigla em inglês, que ocorrerá na cidade de Asunción, capital do Paraguai. O vice-presidente da região Oeste da Aprosoja, Alex Utida, representa a entidade e os produtores de soja do Brasil no encontro. Na pauta estão previstas a avaliação da última missão internacional coordenada pela ISGA, realizada em junho deste ano na Europa, discussões em torno de biotecnologia, royalties e definições para o próximo ano.

A organização da reunião está a cargo da Associação de Produtores de Soja, Oleaginosas e Cereais do Paraguai (APS) e da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (CAPECO).

Também está prevista na pauta uma avaliação sobre o Protocolo de Cartagena, acordo internacional que rege a transferência, manejo e uso de organismos vivos modificados por meio da biotecnologia. O tratado, que faz parte da Convenção sobre Diversidade Biológica, foi aprovado no ano 2000, entrando em vigor em setembro de 2003. Atualmente, 141 países fazem parte do Protocolo. O Brasil ratificou sua adesão em novembro de 2003.

A questão dos royalties deve nortear boa parte das discussões da reunião da ISGA, uma vez que recentemente a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) conseguiu na justiça mato-grossense a suspensão da cobrança de quaisquer valores a título de royalties pelas tecnologias Bollgard I (BT), para algodão, e Roundup Ready (RR), para soja, da empresa Monsanto. A ação coletiva beneficiou os produtores de todo o Mato Grosso. “Esta conquista despertou o interesse de outros estados do Brasil e também de outros países como o Paraguai, por exemplo”, destacou Alex Utida.

O pleito foi baseado em estudo técnico e jurídico encomendado pela Famato e Aprosoja, que confirmou que o direito de propriedade intelectual relativo às tecnologias venceu em 01 de setembro de 2010, tornando-as de domínio público.

Segundo o vice-presidente Oeste da Aprosoja, o objetivo principal da ISGA é fortalecer o grupo dos principais países produtores de soja no mundo e alinhar os interesses em comum. “Continuaremos com o foco no nosso mercado consumidor. Para o ano que vem iremos intensificar as conversas com a China com o intuito de aprovarmos novos eventos de biotecnologia para a soja transgênica, ampliando o mercado”, frisou Utida.

Compõem a ISGA produtores e representantes do setor industrial do Brasil, Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet