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Sexta-feira, 19 de abril de 2024

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Secretário sela compromisso entre MT e Pará para conclusão da BR-163

Foto: GCom

Secretário sela compromisso entre MT e Pará para conclusão da BR-163
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo Duarte, vistoriou nesta sexta-feira (3) a rodovia federal BR-163, no Estado do Pará, que ficou por mais de 15 dias intransitável devido a fortes chuvas. Com a redução da precipitação, o tráfego foi restabelecido após intervenção do Exército e do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit).

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“Visitamos a BR-163 para unirmos forças ao Estado do Pará e, de uma vez por todas, colocarmos na agenda de trabalho do governo federal a definitiva pavimentação desta importante rodovia que escoa as riquezas do agronegócio de Mato Grosso”, afirmou o secretário.

Recentemente, o secretário afirmou que o Estado perde em torno de R$ 2 bilhões sem pavimentação da BR-163 até o Pará não estar concluída. De acordo com ele, a rodovia tem condições para exportar mais de 30 milhões de toneladas de grãos ao ano, mas, esse ano, os números não devem chegar a 7 milhões.

O setor privado fez investimentos na ordem de R$ 7 bilhões na construção de portos na região Norte, esperando que o asfaltamento que não ocorreu. Por ser presidente do Conselho Nacional de Transportes, Marcelo Duarte afirmou que irá apresentar as reinvindicações ao grupo de trabalho criado pelo governo federal para discutir a situação da BR-163 e ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

O titular da Secretaria de Infraestrutura do Pará, que é vice-presidente do Consetrans, Kleber Menezes, explicou que a união dos estados será primordial para efetivamente assegurar a chegada do asfalto. “Já passou da hora do governo federal priorizar a conclusão desta rodovia, que serve aos brasileiros. Essa união dos estados de Mato Grosso e Pará é fundamental para conseguirmos acelerar o pleito por essa pavimentação”, disse.
 
O estado do Pará deve passar a contar com nove portos de cargas nos próximos anos, aumentando o fluxo de transporte de caminhões pesados pela rodovia. A situação é estimulada pela perspectiva de crescimento da produção mato-grossense.
 
Representando nesta viagem a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato/Imea), Daniel Latorraca destacou que hoje Mato Grosso produz 55 milhões de toneladas de grãos, mas tem potencial para alcançar em 2025 aproximadamente 85 milhões, desde que problemas estruturais, como a pavimentação da BR-163, sejam resolvidos.
 
“Capacidade de produção, preservando o meio ambiente, e o crescimento da demanda internacional nos levam a projetar este cenário. Contudo, o Estado precisa superar estas barreiras do ponto de vista logístico”, analisou.
 
O diretor nacional do Dnit, Walter Silveira, esteve na rodovia federal BR-163, onde vistoriou os trechos mais críticos. Ele acompanhou de perto os serviços executados para liberar a rodovia, que teve o tráfego restabelecido com a parada das fortes chuvas nos últimos dias e disse que os trabalhos de manutenção vão continua na região.
 
O trecho mais crítico da BR-163 fica próximo ao município de Trairão, onde se formaram os maiores atoleiros. “O Governo federal tem deve continuar com essa manutenção, que é importante, mas deve esperar o fim das chuvas e começar logo a pavimentação para auxiliar os municípios que sofrem”, disse Valdinei José.
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