Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2019

Notícias / Tecnologia

Avaliada em U$ 300 mi, maior usina solar do Brasil será instalada em Chapada dos Guimarães

Da Redação - André Garcia Santana

03 Ago 2017 - 14:17

Foto: Reprodução

Avaliada em U$ 300 mi, maior usina solar do Brasil será instalada em Chapada dos Guimarães
Com investimento avaliado R$ 300 milhões de dólares, totalmente oriundos da iniciativa privada, Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá), abrigará a maior usina solar do Brasil. O anúncio foi feito na quarta-feira (2), depois que a prefeita, Thelma de Oliveira, assinou uma carta de Intenção com a empresa FAAD Planejamento, por meio da MTTI Engenharia, Soluções e Infraestrutura, responsável pelo empreendimento.

Leia mais:
Opção para casa, indústria e campo, energia solar ganha força no mercado; investimento pode se pagar em 4 anos

De acordo com a Prefeitura do município, a implantação da usina vai gerar cerca 300 empregos diretos e indiretos na região. A gestora destacou que o investimento está sintonizado com a política de desenvolvimento traçada para o município, cuja prioridade é promover a sustentabilidade e preservação ambiental, com foco no fomento ao turismo. 

Segundo especialistas, o Estado, conhecido pelo calor intenso e por seu verão quase infindável, sai na frente de muitos países europeus quando o assunto é incidência solar. A fonte fotovoltaica, 100% limpa, pode ser aplicada em imóveis residenciais, industriais e rurais, representando, a prazo nem tão longo, uma economia que pode praticamente reduzir em 95% a conta.
 
A administração da cidade, que recebeu os representantes com entusiasmo, informou ainda que este será um grande desafio, uma vez que a empresa possui apenas uma usina deste porte no Brasil, em Palmeiras - PR, em fase de execução.

26 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Elza carvalho
    31 Jan 2018 às 14:09

    Parabens prefeita Telma de Oliveira ,sera otimo para trazer emprego pra nossa regiaoestou na expectativa para uma vaga de emprego.

  • Jaime Dubiella
    27 Dez 2017 às 07:56

    Tenho uma pequena empresa montagem fotovoltaica, gostari de oferecer meus servicos ,44 998210373

  • Carlos joel
    18 Nov 2017 às 10:13

    Essa é a energia do século Sou gestor ambiental em Cuiabá mt E gostaria de colocala em minha residência Como faço?

  • Roberto negri
    20 Out 2017 às 09:22

    Parabéns prefeita Telma e vice Osmar froner, chapada tem tudo favorável para esse tipo de investimento, energia alternativa, quem ganha é o povo chapadense

  • Airton António amoroso
    20 Out 2017 às 08:36

    Primeiro tem que se resolver o problema da água em chapada que é uma vergonha. Uma cidade turística com a falta d,água que tem. Sabemos da nova era mas até agora nada de melhora. Temos que olhar melhor as nescessidades da cidade.

  • Ivan Rosa e Silva
    21 Ago 2017 às 18:59

    Achei fantástica essa notícia, principalmente no que se refere a geração de empregos. Bom para MT. e excelente para a querida Chapada tão sofrida com essas gestões nefastas.

  • Gilberto Checoli
    17 Ago 2017 às 00:56

    Não conheço nenhuma autoridade pública de Chapada..... investi COM RECURSO PRÓPRIO construindo uma Pousada pois acredito na região .... na cidade... no estado... e fico muito animado com a nossa prefeita que traz algo para cidade inovador e que com certeza dará uma vitrine a mais para Chapada e para seu desenvolvimento turístico... quanto às críticas infundadas ou sempre das mesmas pessoas que só pensa em meio ambiente....CRITICANDO E SEM ATITUDES ...ficando debaixo da árvores ..... apreciando cachoeira.... sem pensar no futuro

  • Walder
    08 Ago 2017 às 08:37

    Sobre alguns comentários: A mortandade de pássaros está relacionada com usinas solares térmicas do tipo torre, não tem nada a ver com usinas fotovoltaicas. Aliás, as tecnologias térmicas (termossolar) nem mesmo existem no Brasil.

  • eudes
    07 Ago 2017 às 20:42

    otimo esse incentivo para chapada ,conheso thelma a mais de 25 anos . parabens prefeita deus te abençoi sempre

  • Marco
    06 Ago 2017 às 16:36

    Sou bastante favorável à energias alternativas, porém mesmo a solar tem impactos ambientais terríveis principalmente em áreas onde possui uma fauna, pássaros, diversificada e grande como nessa região, A luminosidade alta atrai os pássaros e com a proximidade eles morrem queimados. Onde se instalou esses painéis a morte é de milhares. Basta pesquisarem a respeito.

Sitevip Internet