Cuiabá foi a cidade com maior índice de queda nos preços dos produtos dos supermercados nos primeiros trimestres de 2017, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercadistas (Abrasmercado). Ao todo, a capital mato-grossense teve queda de 13,6%.
Leia mais:
Mesmo com a segunda maior redução do país, cesta básica cuiabana compromete quase metade do salário mínimo
Os produtos nas gôndolas de supermercados da capital mato-grossense ficaram mais baratos, em comparação aos preços de produtos em Goiânia, com queda de 8,3%, e Rio de Janeiro, 8,2%.
De acordo com a pesquisa encomendada pela Abrasmercado, os números são resultados de um efeito “gangorra”. Isto porque os preços de 2016 se elevaram por conta da crise econômica e agora os produtos passam a ser comercializados por valores não tão anormais.
Os produtos que tiveram as maiores quedas foram batata (-22,7%), feijão (-21,5%), arroz (-16,2%) e carne bovina (-10,3%). Os números embasaram a 17ª avaliação de perdas da Abrasmercado.
Perdas
As perdas de produtos no setor supermercadista foi o principal destaque da pesquisa. A avaliação demonstrou que houve uma aumento de 2,10% em relação ao ano passado em todo Brasil, com um total de R$ 7,11 bilhões.
As causas das perdas são diversas, mas o setor sofre principalmente com a quebra operacional (28%), erros de inventário (14%) e furto externo (18%). Entre os produtos que mais afetados estão doces, bebidas alcoólicas, carnes e perfumaria.