Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Rastreabilidade

Maggi suspende importação de leite do Uruguai e garante envio de equipe técnica ao país para inspeção

Foto: Reprodução

Maggi suspende importação de leite do Uruguai e garante envio de equipe técnica ao país para inspeção
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), suspendeu por tempo indeterminado a importação de leite do Uruguai. A decisão foi tomada pelo ministro Blairo Maggi durante reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), na terça-feira (10). No encontro ficou determinado que até que a rastreabilidade do leite uruguaio seja inspecionada, estão suspensas as licenças de importação do produto. 

Leia mais:
PGE obtém liminar e empresa do grupo de Joesley Batista deverá pagar tributos em atraso à MT Gás
 

"Na FPA tivemos a oportunidade de ouvir os deputados e deliberar pela suspensão. O próximo passo será o envio de uma equipe técnica para investigar a rastreabilidade do leite para só assim, o Uruguai ter de volta a garantia para uma importação justa", disse Maggi.  De acordo com ele o setor está recebendo total apoio à questão e o Governo irá se posicionar para garantir o sustento da atividade no País.  . 
 
"Retornei de uma missão internacional ontem, e hoje minha primeira agenda foi para tratar disso. Reconhecemos as dificuldades que o setor leiteiro tem e estamos somando esforços pra resolver", assegurou.
 
Ao trancar a importação do leite, o ministro espera dar 'fôlego' ao setor, atendendo a uma demanda emergente. "A decisão foi conjunta com os parlamentares que estão na base e nos trazem de lá os problemas dos setores. A situação será analisada com todo respeito e critério que exige para garantirmos que o leite que é produzido no Uruguai venha 100% para o Brasil e em quais condições isso acontece", declarou Blairo Maggi.
 
Outra medida anunciada pelo ministro da Agricultura diz respeito à cota de importação. "Estamos trabalhando nessa pauta, a exemplo do que já acontece com a Argentina. O Uruguai não é simpático à medida, mas, entendemos como necessária para o mercado brasileiro", disse Maggi, sob pena do Itamaraty estudar a retirada do leite do Mercosul.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet