Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Finados

Comércio de rua, shoppings e órgãos públicos: saiba o que abre e o que fecha no feriado prolongado

Foto: Reprodução

Comércio de rua, shoppings e órgãos públicos: saiba o que abre e o que fecha no feriado prolongado
O Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá decretaram ponto facultativo na sexta-feira (3), por conta do feriado nacional de Finados, na quinta-feira (2).  Com exceção dos serviços essenciais de segurança e saúde, os órgãos do Executivo não funcionam nestes dois dias. O comércio também está impedido de abrir as portas. Somente neste ano já foram contabilizados 13 dias de feriados, além de 09 dias de pontos facultativos, incluindo o amanhã.

Leia mais:
Passagens para o final do ano estão mais baratas essa semana; saiba como encontrar

De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a Convenção Coletiva de Trabalho de 2017, para Cuiabá e Várzea Grande, autoriza o trabalho nos dias de feriados, conforme permitido em Lei Federal e autorizado por Lei Municipal, com exceção de alguns feriados religiosos, como o que será celebrado agora. “Nesta data o comércio não pode abrir em hipótese alguma”, diz trecho de nota publicada pela instituição.

Com relação aos serviços essenciais realizados pelo município, as atividades  seguem em normalidade ao longo do dia sem prejuízos à coleta de lixo, fiscalização e orientação do trânsito. Os serviços de urgência e emergência permanecem em funcionamento sob a responsabilidade do Pronto Socorro de Cuiabá, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), alocadas nos bairros Pascoal Ramos e Morada do Ouro. 

No caso dos Shopping, as lojas também não abrirão na quinta-feira. No entanto, a praça de alimentação e as atividades de lazer funcionam das 11h às 22h, assim como o Cinema. Os mesmos horários foram adotados pelo Goiabeiras, Pantanal Shopping e Três Américas, que informaram que o atendimento volta à normalidade já na sexta-feira.

Confira outros serviços:

Saúde

Segundo a Secretaria de Saúde, as unidades de saúde que fecham no período do feriado prolongado (02/03) e retomam atendimento normal na segunda-feira são: Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), Centro de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Referência de Alta e Média Complexidade (Cermac), Farmácia de Alto Curso e MT Hemocentro. Já o Laboratório Central do Estado (Lacen) vai funcionar em regime de plantão. O Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU) trabalha normalmente.

Segurança

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, apenas as unidades administrativas param no feriado. Em Cuiabá e Várzea Grande as centrais de flagrantes, do bairro Planalto, e a central de ocorrências, da Prainha, além da central de flagrantes, em frente ao aeroporto de Várzea Grande, estarão funcionando normalmente e devem centralizar os procedimentos de Boletins de Ocorrências.

Os batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, IML e Perícia Criminal também não param os serviços durante o feriado. O Instituto Médico Legal (IML), assim como as delegacias especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran), e a de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), estarão em regime de plantão atendendo a sociedade normalmente.

Nas cidades do interior, as delegacias de polícia já atuam sob regime de plantão, 24 horas por dia, e deverão continuar com este atendimento durante o feriado.

Já as Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande, trabalharão sob regime de sobreaviso. A Derf Cuiabá terá uma equipe de plantão para atendimento presencial de roubos em residência, que envolvam restrição à liberdade da vítima.

BO online

Internautas poderão obter atendimento online na Delegacia Virtual para registro de ocorrências envolvendo extravio/furto, furto de celular, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio, e também realizar o pré-registro de outros crimes.  Para acessar a Delegacia Virtual clique aqui

Ganha Tempo

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social informa que o Sistema Nacional de Empregos (Sine) não funcionará nestes dois dias, mas algumas empresas e órgãos parceiros atenderão normalmente na sexta-feira e no sábado no Ganha Tempo.

Parceiros como Águas Cuiabá, Energisa, Lotérica, Xerox, Procon, Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação estarão funcionando normalmente nos dias 03 e 04. A Setas informa ainda que o Ganha Tempo de Várzea Grande também não irá funcionar. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet