Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

Dobrará compras

Empresa chinesa anuncia investimentos em MT e cobra infraestrutura do Estado

Foto: Reprodução/Gcom MT

Empresa chinesa anuncia investimentos em MT e cobra infraestrutura do Estado
A maior empresa de produção de alimentos da China, Cofco Alimentos, pretende dobrar a compra de soja de Mato Grosso em cinco anos. Além disso, há investimentos para processamento da produção no próprio estado. O anúncio foi feito durante reunião de diretores do empreendimento com governador Pedro Taques (PSDB), na terça-feira (7). Na ocasião eles pediram mais investimentos em infraestrutura, manifestando interesse na conclusão do asfalto da BR-163.

Leia mais:
Investidores chineses anunciam construção de 30 silos avaliados em R$ 1,5 bi em Mato Grosso
 
O gestor, que está em missão oficial à China, ressaltou que essa é uma cobrança constante ao Governo Federal. Conforme o vice-presidente e diretor executivo da Cofco internacional, Jingtao Chao, Mato Grosso é um local importante na estratégia de crescimento da empresa. Prova disso é que, dos 19 armazéns de produção que têm no Brasil, 13 estão aqui. Recentemente também foram adquiridas duas fábricas de óleo de soja em Rondonópolis, com anuncio de ampliação da produção.
 
A China importa hoje 120 milhões de toneladas, sendo somente a Cofco responsável por 30 milhões. Hoje a empresa compra cerca de 4 milhões de toneladas de soja de Mato Grosso e pretende ampliar para 7,2 milhões de toneladas. “Brasil e Mato Grosso são muito importantes na nossa estratégia. Queremos ser parceiros do Estado, pois quanto mais investimos, mais impostos vamos pagar, o que vai beneficiar o Estado”, destacou Jingtao Chao.
 
Taques explicou que os produtores querem aumentar a produção, mas com qualidade e com responsabilidade ambiental. Mato Grosso produz 30 milhões de toneladas de soja e pode chegar a 50 milhões em cinco anos, mas para isso precisa de investimento em infraestrutura. “Essa missão é muito importante para Mato Grosso. Estamos abrindo as portas para novos relacionamentos. A Cofco já mostrou seu interesse por nosso Estado e pode fazer de Mato Grosso o Estado plataforma da empresa no Brasil”. 
 
O diretor executivo da Aprosoja, Wellington Andrade avaliou como positiva a agenda para conhecer mais de perto a empresa chinesa que ocupa posição estratégica no mercado da soja. “Em cinco anos eles vão praticamente dobrar a compra de grãos de Mato Grosso. É uma gigante do mercado e quer ter contato direto com os produtores. Além disso, também quer ser parceiro da Aprosoja no projeto Soja Plus, que orienta os produtores no cumprimento de legislação ambiental e trabalhista”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet